Edital Programa de Iniciação Científica sem concessão de bolsas

Edital Programa de Iniciação Científica sem concessão de bolsas

As inscrições estão abertas até até 30 de novembro. Os projetos serão avaliados entre 1º e 7 de dezembro.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) torna público edital 05/2020, dirigido a docentes e professores seniores interessados em ingressar no ProIC (Programa de Iniciação Científica), modalidade Iniciação Científica sem concessão de bolsa. O Programa tem como objetivos, entre outros, incentivar a iniciação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, familiarizando com a metodologia científica; estimular o desenvolvimento do pensamento crítico-científico e a criatividade; estabelecer uma ligação entre a pesquisa na graduação e pós-graduação; estimular estudantes de graduação a desenvolverem habilidades para ações de empreendedorismo e inovação.

O processo está dividido em três etapas que envolvem ações a serem realizadas exclusivamente pelo professor interessado via sistema de gestão dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica. A primeira é a inscrição e indicação de estudantes. A segunda é a avaliação das inscrições e projetos de IC. A terceira é o desenvolvimento do projeto, entrega e avaliação do relatório e apresentação do trabalho.

A IC terá duração de 12 meses, a partir de janeiro de 2021, e para certificação deve durar pelo menos seis meses, além da aprovação do relatório final. Cada professor poderá orientar até cinco estudantes, incluindo IC sem concessão de bolsa e bolsistas de IC, IT e Inclusão Social. Para a inscrição, o professor deverá indicar, para cada estudante, um projeto de IC específico, não sendo aceito o cadastro de mais de um estudante para execução de um mesmo projeto de IC.

Inscrições – As inscrições serão abertas no dia 12 e poderão ser feitas até o dia 30. Os projetos serão avaliados entre 1º e 7 de dezembro e, se não aprovados, poderão ser reformulados entre 9 e 13 de dezembro e serão novamente avaliados entre 14 e 17. O Registro do Termo de Compromisso deverá ser feito até 10 de janeiro.

O edital traz ainda os requisitos para participação dos professores e dos estudantes. As inscrições devem ser feitas – AQUI. Mais informações no Edital ProPPG – 05/2020.

(FOTO: Ilustrativa).

Leia também