Edição 2020 do EAIC reúne cerca de 1200 estudantes e pesquisadores

Programação oficial tem início nesta quinta-feira (26), das 8 às 18 horas, com debates em salas virtuais. Às às 20 horas tem palestra com professora Linnyer Ruiz Aylon (UEM).

Cerca de 1200 estudantes e professores participam nesta quinta e sexta-feira (dias 26 e 27) da 29ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) da UEL, que este ano será realizado totalmente de forma virtual, incluindo a apresentação de vídeos produzidos pelos alunos de Iniciação Científica (IC). A programação oficial tem início nesta quinta, das 8 às 18 horas, com debate sobre os trabalhos, nas salas virtuais. O acesso pode ser feito neste link.

A cerimônia de abertura começa a partir das 19h30 via transmissão pelo Youtube, com a participação de um representante da Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), do reitor da UEL, Sérgio Carvalho e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Amauri Alfieri. Logo após, às 20 horas, está prevista a palestra “A ciência que eu faço”, com a professora Linnyer Ruiz Aylon, professora do Departamento de Ciência da Computação da UEM, diretora da Sociedade Brasileira de Microeletrônica. Na sexta-feira a programação prevê reunião do Comitê Avaliador Externo do CNPq, na parte da tarde, e a divulgação dos trabalhos premiados, prevista para às 18 horas.

Segundo a professora Ana Paula Bracarense, responsável pelo Escritório de Apoio ao Pesquisador, coordenadora do EAIC, os vídeos produzidos pelos estudantes participantes completaram na úttima segunda-feira (23) 27 mil visualizações, garantindo uma boa repercussão para o evento. Segundo ela, o Encontro representa a finalização de um ciclo de um ano de atividades de pesquisa.

Durante a programação, os participantes farão apresentação oral, demonstrando os resultados. Este ano, devido à pandemia do novo Coronavírus, a organização solicitou a produção de vídeo sobre o trabalho de cada estudante. As produções foram postadas em oito canais, disponibilizando para todos os interessados.

“Dessa forma tivemos uma divulgação mais ampla, uma vez que qualquer pessoa pode ter acesso a este conteúdo”, define a professora Ana Paula. Os vídeos podem ser vistos neste endereço, dividido por área de conhecimento (Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Além das menções honrosas por mérito científico, o EAIC premiará também as mais expressivas visualizações integrais dos vídeos, em cada grande área do conhecimento.

Integração – Evento multidisciplinar organizado desde 1991, o EAIC é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e busca integrar professores orientadores, alunos de graduação e de pós-graduação de todos os cursos e áreas. A proposta é disseminar resultados de pesquisas desenvolvidas nas modalidades Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior, aproximando os pesquisadores de diferentes disciplinas e estimulando a participação de estudantes, promovendo a troca de experiências.