Divulgado 1º boletim de 2021 do Projeto Safety/COVID-19

Divulgado 1º boletim de 2021 do Projeto Safety/COVID-19

Iniciativa, em vigor desde maio do ano passado, atualiza semanalmente o panorama da pandemia no mundo, no Brasil, no Paraná e em Londrina.

A equipe do Projeto Safety divulgou, no último domingo (7), o primeiro Boletim Informativo do ano sobre a COVID-19, que atualiza a situação da pandemia no mundo, no Brasil, no Paraná e em Londrina. O boletim é uma iniciativa de professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Letras, Jornalismo e Ciências Sociais, que está na sua 30ª edição, a primeira de 2021, e é publicado desde maio do ano passado, no início da pandemia.

Dividida em quatro seções, a 1ª edição deste ano traz dados atualizados sobre a situação epidemiológica (Seção 1), com informativos do mundo, das Américas, do Brasil, da Região Metropolitana e, por fim, de Londrina; as principais notícias da semana (Seção 2); as Dicas Safety (Seção 3) contra a propagação do vírus; e leituras recomendadas (Seção 4), com artigos e textos variados. Nesta última edição, o tema da leitura recomendada é “Mobilização popular e a efetivação do direito à vacina”.

Publicação semanal é referência regional para profissionais da área de saúde.

A publicação destaca a recente classificação da cidade de Londrina como risco “muito alto” para a propagação da doença, segundo relatório do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública de Londrina (COESP) apresentado no dia 28 de janeiro, o aumento da taxa de ocupação em UTI’s na cidade e, também, o retorno às aulas presenciais. Acesse o conteúdo completo AQUI.

Equipe – Como conta a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Marselle Nobre de Carvalho, o Projeto Safety é fruto de um esforço coletivo de 60 envolvidos, de professores a estudantes de graduação e pós-graduação, residentes e profissionais já formados em várias áreas, das Humanidades à Saúde. “Por ser uma publicação semanal, é longa. Alguns boletins chegam a ter 40 páginas”, comenta.

Logo no início, a equipe, que já chegou a ter quase 80 membros, não imaginava que o projeto fosse se prolongar tanto. “No início, não imaginávamos que (o boletim) duraria até 2021, assim como muitos. Depois, vimos que ele se tornou fundamental. Não podemos deixar de fazê-lo”, ressalta. 

O Boletim Informativo do Projeto Safety é lido por técnicos e diversos profissionais de saúde da Regionais de Saúde de Apucarana (16ª) e Londrina (17ª), além de professores e estudantes de todo o Paraná. “Funcionamos como uma redação de um jornal”, define a pesquisadora.

Vacinas – A importância de manter a publicação do Boletim com a entrada de 2021 ficou clara para a equipe quando, em dezembro, as tão esperadas vacinas contra a Covid-19 começaram a ficar mais próximas. Agora, com a chegada dos imunizantes, Marselle ressalta que os temas não param de surgir. “Há muitas dúvidas sobre as duas vacinas que chegaram e as que ainda vão chegar, então sem dúvida teremos muito material para trabalhar”.

Leia também

Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]


UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo

A UEL lançou o edital (PRORH 043/2023) para contratação de técnicos em laboratório em Processo Seletivo Simplificado (PSS). São duas (2) vagas: Laboratório de Nutrição e Dietética, e Radiojornalismo e Telejornalismo, ambas para jornada de 40 horas semanais.Para o primeiro, o candidato deve ter concluído Ensino Pós-Médio ou Curso Profissionalizante e Registro no Conselho Regional […]


Pesquisa analisa inserção de haitianos no território paranaense por meio do trabalho

Todos os dias, o Paraná recebe imigrantes de diversos lugares do mundo. Seja por catástrofes ambientais ou dificuldades econômicas e/ou sociais, o objetivo de quem deixa o país de origem é sempre o mesmo: conseguir melhores condições de vida. Buscando avaliar o sucesso desse propósito, a tese do doutorando Lineker Alan Gabriel Nunes investigou como […]


SETI, Fundação Araucária e UEL apresentam Arranjo de Pesquisa e Inovação com foco na Biodiversidade 

A Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) juntamente com a Fundação Araucária e a UEL apresentaram nesta terça-feira (28) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia que tem o objetivo de integrar grupos com foco na diversidade ambiental e na redução dos impactos das mudanças climáticas. […]