UEL é a melhor Estadual Paranaense, segundo THE Latin America

UEL é a melhor Estadual Paranaense, segundo THE Latin America

A Universidade conquistou o 47º lugar na classificação geral e a 28º posição em todo o país.

A UEL é a Universidade Estadual Paranaense melhor colocada no Times Higher Education (THE) – LatinAmerica 2021, divulgado nesta terça-feira (13) em evento sediado na Universidade de São Paulo (USP) e transmitido em formato virtual para todo o país. Além desta posição importante, a Universidade conquistou o 47º lugar na classificação geral, posicionando-se no 28º lugar em todo o país. Este ano foram avaliadas um total 177 Instituições de Ensino Superior na América Latina e no Caribe.

De acordo com a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da UEL, professora Elisa Emi Tanaka Carloto, a UEL alcançou notas de destaque nos quesitos Relação com Empregadores (renda da indústria), Pesquisa e Ensino. A avaliação considerou cinco itens – Citação Internacional (nota 36,3), Renda da Indústria (84,2), Perspectiva Internacional (23,3), Pesquisa e Ensino empatados com nota 66,6.

Segundo a professora Elisa, o item melhor avaliado este ano – Renda da Indústria, com nota superior a 84 -, representa o esforço da instituição no trabalho de transferência do conhecimento, desenvolvimento de novas patentes, geração de Royalties e demais aspectos ligados à cadeia produtiva nas mais diversas áreas. Neste quesito a UEL pulou de 35,3 no ano passado para 84,2 na mais recente pesquisa.

“Foi um aumento de mais de 100%, que reflete a política de inovação da UEL considerando o Ensino, a Pós-graduação e o relacionamento que mantemos com o setor produtivo, uma mudança de mentalidade que começa a aparecer e gerar novos frutos”, avaliou a diretora. Ela enumera que a UEL tem participado ativamente das chamadas Governanças de Londrina, dos Conselhos Municipal e Estadual de Inovação.

Inovação e Tecnologia

Outro fator que reflete a excelente nota é a presença da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL que desenvolve um trabalho de reconhecido no Paraná, se posicionando entre mais influentes A Universidade mantém ainda cerca de 15 Empresas Juniores instaladas em diversos cursos de graduação e uma presença forte na comunidade marcada pelos órgãos suplementares. “Tivemos um aumento de nota nos quesitos ensino e pesquisa, fruto também do relacionamento da Instituição com a sociedade por meio de todos esses órgãos externos”, considerou a professora Elisa.

As Universidades brasileiras melhores avaliadas este ano foram a USP, Unicamp e Unesp, que permanecem em 1º, 2° e 3º lugares. O Latin America University Rankings foi lançado há cinco anos e representa um dos indicadores acadêmicos científicos mais prestigiados por avaliar indicadores como ensino, pesquisa, citações de trabalhos, visão internacional e transferência de conhecimento. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios que têm pesos diferentes para a nota final.

Leia também

Projeto beneficia Assentamento na produção de polpa de frutas

Projeto de Extensão desenvolvido pelos Departamentos de Zootecnia e de Agronomia tem contribuído para a melhoria da atividade e da qualidade de vida dos pequenos agricultores do Assentamento Iraci Salete, localizado em Alvorada do Sul, no norte do Paraná. Ao todo são 60 famílias de produtores rurais, divididos em 12 hectares de área onde são […]


Projeto está desenvolvendo aparelho para detecção de problemas cardíacos

O infarto do miocárdio é a primeira causa isolada de mortes no Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma pessoa morre em decorrência de doenças cardiovasculares a cada 90 segundos, totalizando mais de mil vítimas diariamente. Parte desses casos poderiam ser evitados com a realização de um eletrocardiograma (ECG), exame utilizado para […]


Pesquisadores lançam livro nos EUA sobre doenças prevalentes no gado de corte

“Nem sempre o jeito que as doenças aparecem na América do Sul é o mesmo jeito que aparecem nos Estados Unidos”, afirma o docente do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA) da UEL, Selwyn Arlington Headley. Em contato com pesquisadores de todo o mundo, o professor, que é natural de Georgetown (Guiana), é editor de uma […]


Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]