30º edição do EAIC abre inscrições

Edição 2021 do EAIC marca os 30 anos do Encontro, que este ano deverá renuir 600 alunos.

A 30ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) abre inscrições entre os dias 24 de agosto e 27 de setembro. Podem participar do evento graduandos que fazem Iniciação Científica (IC) com bolsa (neste caso, a participação é obrigatória), sem bolsa (opcional), além de estudantes de Ensino Médio que participam de projetos de Iniciação Científica Jr. O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de novembro.

As inscrições para o 30º EAIC custam R$ 15,00. Estão isentos do pagamento os estudantes bolsistas de Inclusão Social e estudantes de Ensino Médio de Iniciação Científica Jr. A submissão de resumos também deve ser feita entre os dias 24 de agosto e 27 de setembro. As normas estão descritas no site do evento.

Segundo a coordenadora do EAIC e professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, do CCA, Ana Paula Bracarense, o evento oferece a possibilidade da troca de experiências e resultados de pesquisa para um público ainda iniciante. “O EAIC, em 30 anos, já se configurou como um evento muito importante para a formação profissional dos pesquisadores de todas as áreas do conhecimento no Paraná”.

Pesquisas

O 30º EAIC oferece a possibilidade de divulgação e debate científico em todas as oito grandes áreas do conhecimento, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq): Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Para esta edição, a organização espera a participação de 600 alunos, entre graduandos e secundaristas. O evento também espera mobilizar cerca de 600 envolvidos na organização, entre comissão organizadora, orientadores, monitores e moderadores.

Prestes a completar 30 anos, o EAIC se consolida como “oportunidade essencial” de divulgação das pesquisas não só na UEL, mas de todas as IEES. “Antes, o evento era formatado para ocorrer em uma só universidade do Estado por vez. Porém, como o investimento em pesquisa cresceu, surgiram muitos bolsistas em uma década, houve a separação para cada uma das IEES”, explica Ana Paula.

(Divulgação).

11º EAITI

Logo após o 30º EAIC, a UEL sediará o 11º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI) entre 2 e 3 de dezembro. O evento promove a divulgação científica dos trabalhos dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) das instituições do Paraná.

O 11º EAITI é resultado de um esforço conjunto entre a UEL, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).