CNPq: chamada apoia publicação de periódicos

CNPq: chamada apoia publicação de periódicos

Está previsto o investimento de R$ 3 milhões para editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) destinará R$ 3 milhões para apoiar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento. A seleção será feita por meio da Chamada 2021 do Programa Editorial do CNPq lançado recentemente. A data limite para submissão das propostas é dia 4 de outubro de 2021.    

A diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Adriana Tonini, destaca que “o incentivo à editoração e publicação de periódicos é uma ação tradicional do Conselho e que o lançamento desta Chamada corresponde a demandas significativas das instituições e associações envolvidas com a política editorial no Brasil”.

A proposta submetida deve referir-se a um periódico que atenda às seguintes condições até a data limite da submissão: ser mantido e editado por instituição, associação ou sociedade científica brasileira sem fins lucrativos; apresentar periodicidade de pelo menos dois fascículos por ano; ser disponibilizado obrigatoriamente sob o formato eletrônico. Não serão apoiadas revistas apenas em formato impresso; ter sido disponibilizado de forma regular nos dois anos imediatamente anteriores à data da solicitação (2019/2020).

E, ainda, estar, obrigatoriamente, indexado em pelos menos duas bases de dados entre as nominadas a seguir: SciELO, SCOPUS, Web of Science (Todas as bases), PubMED e RedALyC; possuir abrangência nacional ou internacional quanto à procedência institucional dos autores e do corpo editorial; estar classificado no Qualis na área de escopo da revista; adotar política editorial estrita de revisão por pares; ter mais de 80% de artigos científicos e/ou técnico-científicos gerados a partir de pesquisas originais, não divulgadas em outras revistas.

Veja AQUI a Chamada na íntegra.

(Com texto e informações do CNPq/Brasília).

pss professor uel
especializaçao pos uel
isenção vestibular uel
PSS-UEL
especializacao-uel-2022
isencao-vestibular-uel-2023
previous arrow
next arrow
Leia também