Nota da APIESP sobre corte orçamentário

Nota da APIESP sobre corte orçamentário

Governo Federal. por meio do Ofício SEI Nº 438/2021/ME, cortou recursos destinados ao fomento da pesquisa brasileira na ordem de R$690 milhões.

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) vem, por meio desta nota, manifestar enorme preocupação com o corte orçamentário anunciado para ciência no Brasil e repudiar a ação do Governo Federal, pois, caso confirmado, o ato irá refletir em prejuízos inestimáveis à pesquisa e à pós-graduação nacional e, consequentemente, de modo irreparável e perene a programas e projetos de desenvolvimento científico e tecnológicos.

Na última semana, o Governo Federal, por meio de uma proposta sorrateira e equivocada do Ofício SEI Nº 438/2021/ME, cortou recursos destinados ao fomento da pesquisa brasileira na ordem de R$690 milhões, 90% de todo orçamento previsto para a ciência. Tais cortes irão impactar de maneira desastrosa na manutenção de bolsas, grupos de pesquisa, laboratórios, dentre outros inúmeros setores vinculados à ciência, comprometendo estudos em todas as áreas do conhecimento, causando prejuízos a curto, médio e longo prazo no desenvolvimento científico.

Considerando o contexto, a APIESP manifesta apoio ao CNPq – principal órgão nacional de fomento à pesquisa brasileira – pela manutenção do seu orçamento, em defesa da ciência já ultrajada e castigada nos últimos anos pelo Governo. Diante de tal arbitrariedade, a APIESP vem reivindicar a governantes e parlamentares que seja revertida a ação, para que se devolva esperança à comunidade científica brasileira e horizonte a um País fatigado da política nefasta para a ciência.

Leia também