Observatório Etnoastronômico da UEL será inaugurado nesta quinta-feira (18)

Inauguração será às 16h, no Auditório do Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Tecnologia, em virtude da chuva.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Universidade Para Índios (Cuia) promovem, no dia 18 de agosto, a inauguração do Observatório Etnoastronômico da UEL. O Observatório está localizado entre o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e o Museu de Ciência e Tecnologia da UEL. A inauguração será às 16h, no Auditório do Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Tecnologia, em virtude da chuva.

A iniciativa é resultante de uma parceria entre Cuia, Prograd e os Departamentos de Geografia e Design Gráfico. O observatório demarca no Campus Universitário a cosmovisão dos sábios indígenas Guarani Nhandewa, com relação à observação dos astros, utilizada na organização da vida em comunidade e no momento do plantio, colheita, migração, casamentos, entre outros.

Segundo a professora Margarida de Cássia Campos, do Departamento de Geografia (DGEO), do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL, a presença de tais conhecimentos é importante para reverter o epistemicídio. “Nossas universidades ainda valorizam os conhecimentos eurocêntricos e agora estamos tentando, por meio da teoria crítica decolonial, dar visibilidade para os conhecimentos apagados durante o processo de colonização, como por exemplo dos indígenas”, explica.

Construção do Observatório

A construção do Observatório foi iniciada em 2018 e contou com a colaboração de professores, estudantes e da Prefeitura do Campus Universitário (PCU). A partir de um recurso financeiro inicial, disponibilizado pelo DGEO, foi construída uma base de cimento no local e, ao seu redor, foi pintado um círculo com tinta vermelha. As marcações foram realizadas no nascer e pôr do sol, durante o solstício de inverno (21 de junho), o equinócio da primavera (23 de setembro) e o solstício de verão (20 de dezembro). Em 2019, realizaram a pintura da Constelação do Homem Velho e da Ema.

As atividades foram interrompidas durante a fase mais aguda da pandemia e retomadas apenas no segundo semestre de 2021. Após lavagem de piso, plantio de grama e construção da calçada que liga o Observatório ao Museu de Ciências e Tecnologia, o local ficou pronto para ser inaugurado neste ano.

*Estagiária na COM/UEL.