Museu de Ciência e Tecnologia vai ganhar planetário móvel

Equipamento será adquirido via convênio firmado entre UEL e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao custo de R$415 mil.

Órgão suplementar ligado academicamente ao Centro de Ciências Exatas (CCE), o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL) vai ganhar um Planetário Digital Itinerante ainda em 2023. A aquisição do equipamento foi confirmada no início deste ano, com a publicação do extrato de um convênio firmado entre a UEL e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no Diário Oficial da União. O investimento vai ser de R$415 mil.

Com a compra do Planetário Digital Itinerante, a diretoria do órgão pretende intensificar as ações voltadas à divulgação científica. Isso porque, além de permanecer à disposição de estudantes das redes municipal, estadual e privada que visitam a UEL, o equipamento poderá ser transportado para pequenos municípios. A intenção é exibir filmes e documentários que despertem a curiosidade dos jovens sobre as descobertas da Física.

“(O planetário móvel) vai estar disponível para todos os públicos, crianças, idosos, alunos da UEL, da UTFPR, do estado e do município. O domo possui uma estrutura própria para ser transportado e vai contar com um projetor mais moderno”, diz a diretora do Museu, Eliana Silicz Bueno. “A estrutura terá sete metros de diâmetro e capacidade para receber entre 30 e 40 pessoas dependendo da organização interna”, conclui a diretora.

Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina conta com mais de 30 experimentos de Física e recebe, em média, 1200 visitantes por mês (Foto: Vitor Struck)

Ainda de acordo com ela, a equipe do Museu de Ciência e Tecnologia conta com estagiários e estudantes ligados aos projetos de extensão. Esta equipe realizou, em 2022, viagens para 12 municípios pequenos do estado, do Cafeara e Nova Santa Amélia.

Visitação

Atualmente, o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina conta com mais de 30 experimentos, como o conhecido Disco de Newton, um exemplar de um antigo gerador elétrico de corrente alternada e uma réplica do primeiro gerador magnético desenvolvido pelo físico Michael Faraday, conhecido posteriormente como “dínamo”. Além dos equipamentos, o Museu ainda conta com uma equipe de estudantes dos cursos de graduação em Física e Química preparada para instigar a curiosidade dos alunos através de demonstrações de experimentos científicos.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone (43) 3371-4805.