Projetos se destacam com propostas de soluções inovadoras para o mercado

Projetos se destacam com propostas de soluções inovadoras para o mercado

Iniciativas do CCB e CCA ficaram entre as cinco finalistas do Prime - edição 2022, realizado pela Seti e que reconhece iniciativas inovadoras com potencial de mercado.

Todos os anos, realizam-se diversas pesquisas acadêmicas com potencial de mercado, mas apenas algumas recebem a oportunidade de mostrar o produto em prática. Este é o caso dos projetos coordenados pelo professor Ulisses de Pádua Pereira, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA), e pela professora Renata Kobayashi, do Departamento de Microbiologia (CCB). As iniciativas ficaram entre as cinco finalistas do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) – Edição 2022, realizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Coordenado pelo professor Ulisses, o projeto “Applied Bioinfo Diagnosis” (Agilizando e Ampliando Diagnósticos) conquistou o segundo lugar no evento. A proposta foi um produto aplicado para o diagnóstico preciso, rápido e de baixo custo de doenças infecciosas em seres humanos e animais. Saiba mais abaixo:

Já o projeto coordenado pela professora Renata conquistou o terceiro lugar. Ela apresentou um gel antimicrobiano com óleo essencial de orégano e nanopartícula de prata biogênica. O produto pode ser utilizado em feridas ou em pacientes com queimaduras:

Seleção de empresas para a comercialização dos projetos

Idealizado pela Seti, o Prime é baseado na capacitação e qualificação de empreendedores, transformando os resultados de pesquisas acadêmicas em produtos comerciais. O Programa possui parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

Após o sucesso da edição passada, o Governo do Estado está selecionando empresas que atuam no Paraná para produzir e comercializar as 19 soluções inovadoras apoiadas pelo Prime em 2022. As tecnologias contam com patentes de inovação depositadas ou concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

De acordo com o Edital nº 05/2022, as empresas podem se inscrever até 10 de fevereiro por meio do preenchimento deste formulário. A divulgação do resultado será no dia 10 de abril.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também