UEL lança podcast para divulgação de conteúdo institucional

Primeira série do UELcast apresenta o programa Conexão Ciência, que traz pesquisadores de áreas distintas para debater temas atuais.

A UEL conta, agora, com um podcast na plataforma Spotify para divulgação de conteúdos relacionados à Universidade. O UELcast tem como objetivo reunir produções sobre diversos setores da instituição, em formato de quadro ou série, que serão desenvolvidas em parceria com outros setores. A realização é da Coordenadoria de Comunicação Social (COM).

A primeira série apresenta o programa “Conexão Ciência”, que discute temas científicos de grande relevância no país e no mundo junto a professores e pesquisadores da UEL. Serão produzidos aproximadamente 15 episódios sobre diversos temas em parceria com a Rádio UEL FM e o curso de Jornalismo. Os quatro primeiros episódios já estão disponíveis.

Conexão Ciência

O Conexão Ciência surgiu como um projeto de extensão ainda nos anos 2000. Já circulou em formato de blog e em coluna na Rádio UEL FM. Como podcast, recomeça em 2023 com o mesmo objetivo: abordar, com um viés científico, diferentes temáticas que afetam a vida cotidiana, buscando popularizar a ciência, democratizar o acesso à informação e servir de laboratório aos estudantes do curso de Jornalismo.

Os programas têm uma hora de duração, são gravados em formato de mesa-redonda e são conduzidos por estudantes do 4° ano de Jornalismo. Cada episódio conta com até três convidados para debaterem sobre o tema escolhido. Já estão disponíveis os episódios sobre “Decolonialidade”, “Insetos”, “Canabidiol” e “Cigarro eletrônico”.

“A orientação é que os alunos busquem fontes para que essas temáticas sejam debatidas por áreas diferentes. Por exemplo, o canabidiol foi debatido por fontes do Direito e da Saúde. Essa multidisciplinaridade fomenta o intercâmbio de informações e ajuda no debate público”, explica o professor Reinaldo Zanardi, do Departamento de Comunicação (Ceca) e um dos supervisores do programa.

As gravações são realizadas semanalmente na Rádio UEL e/ou no Laboratório de Rádio do curso de Jornalismo. O programa é desenvolvido dentro das disciplinas de “Produção em Assessoria de Imprensa” e “Produção em Radiojornalismo”, com a supervisão dos professores Reinaldo Zanardi, Mônica Kaseker e Ayoub Hanna Ayoub. Produção e pauta são da Coordenadoria de Comunicação Social da UEL.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.