Pint of Science apresenta pesquisas acadêmicas de Londrina entre os dias 22 e 24

Pint of Science apresenta pesquisas acadêmicas de Londrina entre os dias 22 e 24

Evento reúne pesquisadores para discutir ciência em ambiente descontraído, junto de um copo de cerveja.

Entre os dias 22 e 24, Londrina recebe a quinta edição do Pint of Science, evento que tem como objetivo aproximar a sociedade das pesquisas acadêmicas e proporcionar uma troca de conhecimentos com a comunidade. Serão realizadas palestras sobre trabalhos que abrangem nove áreas do conhecimento. As apresentações ocorrerão nos bares Amadeus Bierhaus, Cheers Irish Pub e St.Peter’s Beer & Steak, sempre às 19h. Não é necessário inscrição prévia.

Organizado pelo projeto Ciência Pé Vermelho e coordenado pelo professor Eduardo Inocente Jussiani, do Departamento de Física (CCE), o evento busca apresentar pesquisas utilizando uma linguagem simples e em um ambiente que favoreça um bate-papo descontraído. Desta forma, é possível divulgar o conhecimento científico para pessoas que se interessam pelo tema sem a necessidade de conhecimento prévio. 

“O Pint of Science é uma grande oportunidade de conhecer alguns trabalhos científicos desenvolvidos na cidade e também de interagir com cientistas de Londrina. Conhecendo os trabalhos, acabamos por nos orgulhar de todo o conhecimento gerado na cidade”, pontua o professor. 

Além da UEL, o evento também conta com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Programação

Nesta edição, um total de 18 pesquisadores de Londrina participarão do evento, com trabalhos que abrangem nove temas distintos. “Os temas devem ser bem diversificados, abrangendo pesquisadores de várias áreas do conhecimento. Alguns temas propostos cumprem o papel de informar, outros auxiliam a sociedade a refletir. Mas, todos cumprem o papel de aproximar os londrinenses dos cientistas que desenvolvem seus trabalhos em nossas instituições”, explica Eduardo Jussiani. 

Confira a programação completa:

Divulgação.

Pint of Science

O Pint of Science é uma iniciativa criada por pesquisadores da Inglaterra em 2013 que se expandiu por meio de uma rede de voluntários. O evento chegou ao Brasil em 2015, através da jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), que promoveu a primeira edição em São Carlos, interior de SP.

Desde que chegou ao país, diversas cidades já realizaram o evento, como Londrina, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Dourados e Ribeirão Preto. A edição de 2023 ocorrerá em 26 países e, no Brasil, em 123 cidades.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também