Comitê de Ética em Pesquisa da UEL capacita docentes e gestores em Assis Chateaubriand

Atividade reuniu membros do Comitê da UEL, composto por docentes de todos os centros de estudo.

O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UEL (CEP-UEL) esteve na UNIMEO-CETSOP, em Assis Chateaubriand, no Oeste paranaense, nos dias 23 e 24 de junho, para realizar curso de capacitação aos docentes e diretores da instituição. A Faculdade está em processo de criação e credenciamento do seu Comitê de Ética junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

A capacitação foi feita pela coordenadora do comitê da UEL, professora Adriana Lourenço Soares, e pela professora Alessandra Lourenço Cecchini Armani, membra do CEP-UEL. De acordo com Adriana, a capacitação consiste, entre outros pontos, em apresentar e discutir as resoluções e outros dispositivos internacionais ligados à ética em pesquisa assinados ou seguidos pelo Brasil. Abordaram também conteúdos de Ética, histórico da ética em pesquisa e Bioética.

A professora contou que o Comitê da UEL foi convidado em razão de a instituição em Assis Chateaubriand ter ex-estudantes da Universidade em seu quadro que conhecem o CEP-UEL.

Capacitação ocorreu entre os dias 23 e 24 de junho, em Assis Chateaubriand. Encontro apresentou e discutiu resoluções e outros dispositivos internacionais ligados à ética em pesquisa (Fotos: Arquivo pessoal)

Ministério da Saúde

O CEP-UEL foi criado em 1997 para atender às resoluções do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (MS) que normatizam pesquisas envolvendo seres humanos, seguindo uma tendência mundial de defesa aos participantes de pesquisa. É um dos maiores do Sul e é habilitado pela Conep para capacitar outros Comitês. As atividades do CEP-UEL não se restringem às avaliações dos protocolos de projetos de pesquisa que envolvem seres humanos da UEL e de outras instituições da região, mas também em seu papel educativo, formativo e consultivo, consolidando e difundindo a ética em pesquisa.

O Comitê da UEL possui quase 30 membros, representantes de todos os nove Centros de Estudo da UEL, Hospital Universitário e externos, como Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Londrina e Conselho Municipal de Saúde de Londrina.

Equipe do Comitê de Ética. São quase 30 membros na UEL, representando todos os nove centros de estudo da instituição.

Segundo a professora Adriana, o Comitê da UEL já realizou outras capacitações, a maioria na região de Londrina, mas também num Instituto Federal em Santa Catarina. Ela explicou que, assim que uma instituição cumpre certos requisitos, como possuir um determinado número mínimo de doutores, ela pode solicitar a capacitação, como fez a Unimeo. O CEP-UEL já capacitou faculdades e hospitais, inclusive no período da pandemia, de forma online.