Coleções biológicas ganham novas perspectivas com Napi Taxonline

Materiais de microbiologia, zoologia e botânica foram reunidos online. Em três anos, 18 instituições registraram mais 20 novas espécies de peixes, borboletas e crustáceos.

Passados três anos de atividades, o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Taxonline conseguiu reunir e melhorar o acesso a 50 coleções das áreas da Botânica, Zoologia e Microbiologia, apontadas como a sustentação para o desenvolvimento de pesquisas sobre biodiversidade. A Rede Paranaense de Coleções Biológicas reúne, hoje, 18 instituições, entre elas a UEL, representada por coleções microbiológica, zoológica (Museu de Zoologia) e de botânica (Herbário), todas localizadas no Centro de Ciências Biológicas (CCB). Além de melhorar as condições de guarda das coleções, o investimento resultou em uma patente verde, uma transferência de tecnologia e na descrição de pelo menos 20 novas espécies de peixes, borboletas e crustáceos, além do uso de mais de 130 amostras utilizadas para novas espécies vegetais.

Por meio do projeto foram investidos R$ 218 mil, recursos da Fundação Araucária, do Governo do Paraná. As coleções de microbiologia, zoologia e de botânica foram organizadas em plataformas online que permitem a consulta de pesquisadores em qualquer parte do mundo. Todas estão disponíveis em portais especializados como a Rede SpeciesLink, o Sibbr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira) e o Gbif (Global Biodiversity Information Facility).

O professor Luciano Panagio, do Laboratório de Micologia Médica e Microbiologia Bucal da UEL, sustenta que a identificação de novas espécies representa um ganho para a sociedade, que se beneficia com pesquisas relacionadas à heterogeneidade biológica. Dessa forma, organizar esse patrimônio genético em uma plataforma online facilita os estudos e democratiza o acesso ao conhecimento. Nesses três anos de atividades, as 18 instituições de pesquisa paranaenses envolvidas no Napi Taxonline identificaram mais de 230 espécies novas de grupos diversos como insetos, bactérias, fungos, plantas, anelídeos, ascídeas e peixes.

NAPI2
NAPI3
NAPI1
WhatsAppImage2023-07-18at1010301
napi5
next arrow

A expectativa é de que o projeto possa ser renovado para garantir recursos para bolsistas, aquisição de material de consumo, manutenção predial e de equipamentos. Outra preocupação é quanto à contratação de técnicos especializados para manter as coleções, auxiliar na atividade de catalogação e para receber e enviar materiais.

Para o professor José Eduardo Lahoz, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (BAV) e responsável pelo Herbário da UEL, as coleções representam um patrimônio institucional, aberto a pesquisadores que necessitam de informações para o desenvolvimento de pesquisas em qualquer lugar do mundo. Esses arquivos são bancos de informações fundamentais sobre a fauna e a flora, inclusive sobre espécies que desapareceram.

Segundo o professor José Birindelli, do mesmo departamento, que coordena o Museu de Zoologia da UEL, o Napi Taxonline é um projeto de destaque em todo o país, uma rede disponibilizada na internet e que reúne 50 coleções. Ele acrescenta que um acervo organizado obedece resoluções ambientais que orientam como devem ser mantidas essas coleções. Além de garantir a conservação, é fundamental que todas as espécies estejam catalogadas, com os registros disponibilizados em rede.

Coleções da UEL. Materiais guardados pela universidade são as unidades mínimas dos estudos de biodiversidade nas áreas de Zoologia, Botânica e Microbiologia (André Ridão/Agência UEL)

Acervo

A Coleção Microbiológica da UEL existe desde 2012 e possui um acervo de fungos e bactérias de interesse biotecnológico. Durante a vigência do NAPI Taxonline, a coleção recebeu equipamentos e insumos para isolamento, identificação e armazenamento de microrganismos. Entre os resultados obtidos nesse período estão uma patente verde concedida, uma transferência de tecnologia e a produção de sete dissertações de mestrado, três teses de doutorado e um prêmio concedido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

As atividades desenvolvidas junto ao Laboratório de Micologia foram reconhecidas na 1ª edição do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), em 2021, uma iniciativa da Fundação Araucária, Sebrae/PR e Seti. O professor Admilton Gonçalves de Oliveira Junior, do Departamento de Microbiologia, foi um dos selecionados no Programa, que busca o desenvolvimento econômico e social a partir da transferência dos resultados das pesquisas acadêmicas realizadas nas universidades estaduais.

Já o Herbário da UEL iniciou suas atividades em 1982, como iniciativa pioneira de professores do CCB. Atualmente, existem 55.242 espécies registradas, todas disponibilizadas online. São 6.421 espécies de Angiospermas, Gimnospermas e samambaias, amostras provenientes principalmente do Paraná, mas também coletadas em outros estados brasileiros e países vizinhos. O acervo conta também com 133 amostras que foram utilizadas para a descrição de espécies novas entre 1983 até 2018. Essas amostras são chamadas de Tipos Nomenclaturais e merecem muito cuidado durante a conservação.

Nos últimos três anos a equipe do Museu de Zoologia publicou 61 artigos e conseguiu o feito de descrever oito espécies de peixes (Hypomasticus santanai, Megaleporinus gaiero, Schizodon trifasciatus, Hopliancistrus mundurucu, Hopliancistrus wolverine, Hopliancistrus xikrin, Rhyacoglanis rappdanielae, Rhyacoglanis varii). Também foram descritas cinco espécies de borboletas (Symmachia uiraçu, Symmachia atlântica, Memphis smalli, Alesa negra, Alesa juliae) e sete de crustáceos – Aegla okora, Aegla nebeccana, Aegla jacutinga, Aegla buenoi, Aegla santosi, Aegla nanopedis, Aegla abrupta. Nestes três anos foram depositados 26 mil espécies de peixes, 1,5 mil de crustáceos e 10 mil espécies de borboletas.