UEL vai sediar maior evento científico do estado entre 7 e 10 de novembro

Lançamento da 20ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi na 75ª Reunião Anual da SBPC, em Curitiba, que ocorre até 29 de julho.

A Universidade Estadual de Londrina irá sediar a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, recebendo estudantes e pesquisadores de instituições públicas e privadas entre os dias 7 e 10 de novembro. O lançamento oficial do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), durante o primeiro dia de atividades da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior encontro científico da América Latina, realizado ao longo desta semana no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Adotando a marca “Paraná Faz Ciência”, o evento faz parte da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023) e pretende reunir a produção científica das instituições da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que engloba as sete universidades estaduais, a Fundação Araucária (FA) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Também farão parte das atividades as instituições federais com sede em Londrina, como o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Poder Executivo municipal e setor privado.

“A ideia é ter uma grande semana, com eventos na cidade, para que a população possa ter contato com a ciência e tecnologia, e um grande evento na UEL reunindo vários eventos de destaque na cidade. A expectativa é boa para que tenhamos uma semana assim como (estamos tendo) aqui na SBPC”, compara o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina. Confira as fotos do lançamento do evento abaixo:

SBPCcapa2
SBPCcapa3
SBPCcapa1
SBPCcapa4
SBPCcapa5
next arrow

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai contar com o apoio da Prefeitura Municipal de Londrina por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), representado na reunião da SBPC pelo seu presidente, Alex Canziani. Também estiveram no lançamento o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanali, o diretor da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa; e a reitora da UEL, Marta Favaro.

Esforço coletivo

Em seu pronunciamento, a reitora reconheceu publicamente o esforço de servidores responsáveis por setores estratégicos da Universidade, tais como as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), e Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), também presentes. “É importante reconhecê-los porque eles estão trabalhando de forma incansável para que essa semana possa acontecer. O tempo é bastante limitado, por isso acreditamos no trabalho coletivo. Então, sintam-se convidados a participar ativamente da nossa Semana de Ciência e Tecnologia”, disse a reitora. “A UEL está de braços abertos para receber vocês”, concluiu.

Em 2022, a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SNCT), foi realizada entre os dias 29 de novembro a 01 de dezembro, mês Nacional da Ciência Tecnologia e Inovação. Nesta ocasião, o evento teve como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O tema e a programação da próxima edição serão divulgados em breve pela Seti.