Após sucesso na SBPC Jovem, UEL se prepara para Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia

Comitiva da Universidade apresentou projetos a milhares de estudantes que passaram pelos estandes da SBPC Jovem, na UFPR, em Curitiba.

Os sete pontos focais das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) participaram, na manhã desta sexta-feira (28), de uma ação com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná, Aldo Nelson Bona, na SBPC Jovem, que integra a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Os sete docentes, que representam as estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Oeste do Paraná (Unioeste), do Paraná (Unespar), do Norte do Paraná (Uenp), do Centro Oeste (Unicentro) e de Ponta Grossa (UEPG), receberam as mensagens de agradecimento do secretário pelo evento, que movimentou, até o meio-dia desta sexta (28), mais de 16 mil estudantes dos níveis Fundamental e Médio. Os jovens puderam conferir, em uma semana de evento, diversos projetos desenvolvidos pelas universidades, destinados a aguçar a curiosidade científica dos pequenos.

“Tenho certeza de que, depois desse evento magnífico, nossas universidades vão continuar muito melhor do que já estavam. Gostaria de agradecer à organização por confiar no trabalho e na parceria da Seti, para demonstrar a força do nosso sistema estadual de ciência e tecnologia. Agradeço aos pontos focais das universidades por estarem nesse espaço, e também ao time da Seti, para que pudéssemos viver esses dias gloriosos para todo o estado do Paraná”, completou o secretário.

AldoBonaparabenizaIEESSBPC2
AldoBonaparabenizaIEESSBPC3
AldoBonaparabenizaIEESSBPC

Paraná Faz Ciência

Ao fim, o secretário aproveitou para anunciar e convidar a toda a comunidade acadêmica para a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que será realizada na UEL, entre 7 e 10 de novembro. “Nós contamos com todos vocês para esse evento, que vai movimentar, mais uma vez, a ciência no Paraná.” O evento chega à sua 20ª edição, adotando a marca “Paraná Faz Ciência”.

O ponto focal da UEL, o professor Paulo Liboni, do Departamento de Matemática (CCE), considerou o momento como um reconhecimento de todo o esforço empreendido para a vinda à reunião da SBPC. “Foram muitos ensaios, ao longo de várias semanas, que culminaram nessa festa para a ciência brasileira. Tem sido absolutamente prazeroso oportunizar isso a estudantes de todo o Brasil”, disse o docente, que aproveitou para convidar a comunidade acadêmica (da UEL e de todo o estado) para participar da Semana Estadual da Ciência e Tecnologia:

Dia da Família na Ciência

Depois uma semana de intensos debates, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, conferências com pesquisadores de todo o Brasil, além de muitas atividades artísticas e culturais, a 75ª Reunião Anual da SBPC será encerrada com o Dia da Família na Ciência, com atividades voltadas a crianças e jovens de todas as idades.