Curso do Neab oferece formação para atuar em comissões de heteroidentificação

Aulas serão nesta quarta (6) e em 30 de outubro, com professores da UFPB e UFMG.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da UEL oferece curso de formação para interessados em atuar dentro de comissões de heteroidentificação. O termo se refere à identificação étnico-racial de uma pessoa a partir de outra. Assim, as comissões de heteroidentificação avaliam autodeclarações de identidade racial através de fenótipos. Podem se inscrever estudantes, servidores, professores e também membros da comunidade externa.

As aulas abordam aspectos teóricos, políticos e jurídicos das bancas, referindo-se à regulamentação e procedimentos. Serão levantadas ainda questões sobre aspectos conceituais para compreensão das desigualdades raciais no Brasil e a importância das políticas públicas de ações afirmativas, em especial as cotas raciais.

O curso será realizado no Laboratório Escola de Pós-Graduação (Labesc), na sala 8. Serão dois encontros: no dia 6 de setembro, a aula ocorre das 14h às 16h, com o professor José Antônio Novais da Silva, do Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já no dia 30 de outubro, das 19h30 às 21h30, o professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rodrigo Ednilson de Jesus será o mediador das discussões.

Os interessados podem realizar a inscrição na página de Eventos da UEL.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.