Cobertura do Paraná Faz Ciência irá integrar equipes de comunicação e alunos

Equipe do evento deve reunir entre 40 e 50 estudantes, além de técnicos dos veículos de comunicação da Universidade e Coordenadoria de Comunicação.

Com o objetivo de atrair a atenção da sociedade paranaense para os projetos científicos, eventos e demais iniciativas previstas na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Paraná Faz Ciência 2023, a Coordenadoria de Comunicação Social (COM) da UEL vem reunindo setores e órgãos suplementares da universidade em um projeto integrado de cobertura jornalística. Funcionando de forma colaborativa há duas semanas, a cobertura prevê reunir a experiência de servidores da COM e da Rádio UEL no tradicional estúdio móvel da UEL FM, agregando novos olhares à cobertura com a participação de estudantes do curso de Jornalismo. As equipes da TV UEL e do Laboratório de Tecnologia Educacional (Labted) completam o time responsável pela divulgação das ações.

Braço paranaense da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Paraná Faz Ciência deverá reunir cerca de 30 mil pessoas entre os dias 6 e 10 de novembro na UEL. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Universidade Estadual de Londrina.

Tradição

“Tradição” da UEL FM em eventos como o Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), o estúdio móvel irá funcionar como um ponto de encontro para docentes, pesquisadores e autoridades que visitam o evento, anuncia o diretor-superintendente da Rádio UEL, Edyr Pedro. A estrutura vai ser montada no Centro de Ciências Biológicas (CCB) para a transmissão de entrevistas ao vivo com convidados da Semana, especialmente na Revista do Meio-Dia.

“Temos tradição do estúdio móvel no Festival de Música e decidimos disponibilizar essa estrutura também no Paraná Faz Ciência. É um evento grande, com a presença de alunos, docentes e pesquisadores, que merece uma cobertura diferenciada”, comenta.

Convidado para colaborar com a cobertura da UEL FM ,o jornalista da Coordenadoria de Comunicação da UEL José de Arimathéia Custódio irá atuar como entrevistador de cientistas e convidados durante o evento. Ele também será entrevistado na emissora nesta terça (31), na Revista do Meio-Dia, para contar sobre a proposta de valorização de ciência e tecnologia que tem desenvolvido a partir da publicação de reportagens no Jornal Notícia, produto da Coordenadoria de Comunicação Social há mais de 40 anos.

Já no dia 1º, a entrevista será com o coordenador geral do evento, professor Eduardo José de Almeida Araújo, diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL (ProPPG). Responsável pela supervisão e apoio a projetos de pesquisa, a área dele na pró-reitoria também promove a divulgação de resultados e elabora projetos para melhoria na infraestrutura de pesquisa. Ele vai apresentar um balanço das pesquisas em andamento, além de explicar quais projetos da UEL terão destaque no Paraná Faz Ciência.

A Coordenadoria de Comunicação Social da UEL também prevê a publicação de uma edição especial do jornal, com tiragem de quatro mil exemplares, e que será distribuída no Paraná Faz Ciência para ampliar a divulgação dos dados e informações dos projetos realizados na UEL.

Prática jornalística

A cobertura integrada do evento irá contar com a participação de estudantes de todos os anos do curso de Jornalismo, em uma perspectiva que alia a prática jornalística às atividades acadêmicas. De acordo com o coordenador do Colegiado do Curso de Jornalismo da UEL, professor Ayoub Hanna Ayoub, a expectativa é envolver entre 40 e 50 estudantes na cobertura da Semana de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“São alunos do primeiro ao último ano de jornalismo. Tanto os que vão cumprir estágio obrigatório e participam da cobertura do dia-a-dia do evento, como aqueles que devem preparar reportagens para as disciplinas profissionalizantes que devem ser veiculadas posteriormente na UEL FM e na TV UEL”, explica.

A proposta, informa o professor, é dividir os alunos em grupos de modo a alcançar todos os eventos científicos do Paraná Faz Ciência, como o 32º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) 4 ª Encontro de Iniciação Científica Júnior (EAIC-JR), além de dar visibilidade aos projetos de extensão em destaque no 6º Por Extenso (Encontro Anual de Extensão Universitária) e 12º Simpósio de Extensão, além do Pró-Ensino (5ª Mostra Anual de Atividades e Ensino).