Inscrições para o Paraná Faz Ciência 2023 se encerram nesta terça (31)

Maior celebração da ciência no Paraná reúne 15 instituições parceiras em uma semana de evento. Estrutura do evento já está em fase de finalização.

As inscrições para a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023, que são gratuitas e podem ser feitas no site do evento, terminam nesta terça-feira (31). A Semana é o maior evento científico do estado e vai reunir, além da UEL, integrantes de todo o sistema de ensino superior do estado em uma verdadeira celebração do fazer científico. Durante toda a semana, a comunidades universitária pode conferir a montagem das estruturas nos centros de estudos, que vão receber as equipes das universidades e institutos parceiros.

O evento é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Fundação Araucária, a Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI) e a UEL. Conta com 15 instituições parceiras: as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar); as federais do Paraná (UFPR), da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul (UFFS), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Também conta com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR – Grupo Marista), da Secretaria Estadual de Educação (SEED), do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Unopar Anhanguera e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).

Organizado em seis Eixos Temáticos, o Paraná Faz Ciência 2023 deve reunir mais de 30 mil visitantes de toda a região de Londrina, do Paraná e estados limítrofes. O Eixo 1, Ensino Superior do Futuro, compreende as novas tecnologias no cenário pós-pandêmico. Será realizado entre 7 e 9 de novembro, com atividades no período noturno, entre 19h e 22h, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB).

Montagem da estrutura no Cefe. Universidade se prepara para atender à população durante o evento, que será entre 6 e 10 de novembro (Fotos: Heloisa Gonçalves/Rádio UEL).

Já o Eixo 2 do evento traz a Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação. Destinado a grandes grupos, escolas, universidades e faculdades, o eixo é dividido em Mostra Interativa de Projetos da UEL e de instituições parceiras; Mostra de Napi’s; Exposição de Start ups; e Mostra Interativa de Projetos de Prefeituras.

No Eixo 3, os visitantes podem conferir 65 ambientes diferentes, entre laboratórios diversos da Universidade (dentro e fora do Campus). As Visitas Técnicas são abertas às famílias e convidados em geral, e podem ser feitas em espaços como os museus Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss (MHL), o Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LFNA), no CCE, e o Laboratório de Análises por Raio-X (LARX), na Central Multiusuários de Pesquisa (CMLP).

Oportunidade única para os visitantes de todas as idades, o evento traz, no Eixo 4, Oficinas diversas para a comunidade externa: Esportes Equestres; Produção de Mudas Florestais; Introdução ao Arduino (plataforma de prototipagem que permite aos usuários criarem objetos eletrônicos independentes e interativos); Capoeira como Prática Corporal e muitas outras.

O Eixo 5 é voltado à celebração das atividades culturais do Paraná Faz Ciência. A Mostra de Cultura e Arte reúne grupos e companhias artísticas, como a 38º Mostra Afro Brasileira Palmares, Mostra GRUVi – Grupo de Videoclipes e o espetáculo teatral “Fagulha” da Companhia Núcleo Às de Paus. Os participantes poderão conferir as atividades durante o evento, sem necessidade de inscrição prévia.

Por fim, o Eixo 6 é voltado aos Eventos Acadêmicos da semana científica. Estudantes e professores participarão do XXXII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 12º Por Extenso e VI Encontro Anual de Extensão Universitária e V Pró-Ensino e Semana Geral dos Napi’s. As inscrições para esses eventos já estão encerradas, mas é possível se inscrever no Encontro de Comitês para Pesquisa (CPPG), no Encontro de Editores e Jornalistas Científicos, no Encontro de Docentes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação das Universidades Paranaenses.