Abertura dos eventos acadêmicos reúne pesquisadores nesta terça (7)

Cerca de 500 participantes prestigiaram a abertura dos eventos acadêmicos do Paraná Faz Ciência 2023.

A programação da tarde desta terça-feira (7) da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência 2023 ficou marcada por um grande encontro entre estudantes, docentes e autoridades, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL. Reunindo cerca de 500 participantes, os eventos acadêmicos dedicados à exposição de projetos de ensino, pesquisa e extensão tiveram uma abertura integrada, que foi abrilhantada por uma apresentação cultural e a palestra “A Universidade Como Agente de Transformação Social”. Realizados durante o Paraná Faz Ciência 2023, os eventos V Pró-Ensino – Mostra Anual de Atividades de Ensino; XXXII Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic); IV Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (Eaic Júnior); VI Por Extenso – Encontro Anual de Extensão Universitária; e XII Seminário de Extensão deverão reunir milhares de estudantes, bolsistas e professores orientadores ao longo desta semana.

Em seu pronunciamento, a reitora da UEL, Marta Favaro, disse que a Universidade se sente honrada em sediar o Paraná Faz Ciência, recebendo docentes e estudantes das universidades parceiras. A presença e a união de todos no evento, avaliou a reitora, reforçam a importância do ensino, da pesquisa e extensão como vetores de promoção do desenvolvimento social. “Porém, o nosso reconhecimento efetivo só se dará quando a sociedade de forma ampla perceber que se aquele comprimido chegar à farmácia, ele só chegou porque passou efetivamente por um processo de investigação. Quando tivermos a possibilidade de apresentar à sociedade uma alternativa energética, isso é resultado de pesquisas. Quando temos a produção de uma nova tecnologia ou de um novo método é porque alguém se dedicou a pensar”, enfatizou.

Abertura evento integrado 1
Abertura evento integrado 5
Abertura evento integrado 8
Abertura evento integrado 9
Abertura evento integrado 3
Abertura evento integrado 6
Abertura evento integrado 7
next arrow

No mesmo sentido, o vice-reitor da UEL, Airton José Petris, destacou que a programação dos próximos dias irá fomentar grandes encontros em favor da vida. Como um mandamento citado também pelos colegas à mesa, defendeu a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão como pilares da formação acadêmica desde a graduação.

Ao lado deles, compuseram a mesa de honra o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Araucária, Luiz Márcio Spinosa; e as pró-reitoras da UEL Ana Márcia de Carvalho (Prograd), Zilda Andrade (Proex) e Silvia Meletti (ProPPG).

Para os organizadores da programação, os eventos têm o objetivo de disseminar resultados dos trabalhos, promover a integração dos docentes orientadores, pós-graduandos e alunos de graduação e estimular novos talentos. Foram responsáveis pela coordenação os professores Maria Elisa Wotzasek Cestari, diretora de Assuntos Acadêmicos (Prograd); Ana Luisa Boavista Lustosa Cavalcante, diretora de Eventos (Proex) e Claudemir Zucareli, coordenador do Escritório de Apoio ao Pesquisador da ProPPG.

Na ocasião da abertura, uma apresentação do multi-instrumentista e docente do Departamento de Música e Teatro da UEL (Ceca) André Siqueira emocionou os presentes, passeando ao violão pelos ritmos do Sul da América Latina, o chamamé, e do Nordeste brasileiro, com o frevo.

A programação de abertura ainda trouxe a palestra “A Universidade Como Agente de Transformação Social”, com a professora da Universidade Paranaense (Unipar) Tereza Rodrigues Vieira. Professora titular do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar, é pesquisadora nas áreas de Direito, Bioética e Biodireito, atuando em temas como “acesso à Justiça”, “minorias”, “ética”, “multiculturalismo”, “direito médico”, “mudança de nome”, “transexualidade”, “animais LGBTI+” e “sexualidade”. Possui 18 livros e inúmeros artigos publicados nas referidas áreas.