Itaipu participa do Paraná Faz Ciência com Expedição do Conhecimento

Itaipu participa do Paraná Faz Ciência com Expedição do Conhecimento

Visitante tem acesso a informações sobre biomas, rios voadores, ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia.

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu, juntamente com a Itaipu Binacional, participam da Feira Paraná Faz Ciência 2023 com a carreta da Expedição do Conhecimento, estrutura itinerante que proporciona atividades interativas de educação ambiental. Na parte interna do caminhão, que está localizado na frente do Centro de Ciências Biológicas (CCB), o visitante terá acesso a informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia.

Segundo a pedagoga Ane Paolle da Silva, que atua no projeto, o foco é atingir estudantes do Ensino Fundamental para trabalhar conceitos de sustentabilidade, visando à consciência ambiental. No interior da carreta, também é possível ter noções básicas sobre o bioma do estado do Paraná e a fauna presente em um das principais reservas de mata atlântica do país, o Parque Nacional do Iguaçu. A visita, durante a Feira no Campus da UEL, demora em torno de dez minutos.

Visita ao caminhão da Itaipu dura cerca de 10 minutos e trata de preservação ambiental, entre outros temas (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

Ao final, o visitante é estimulado a manter hábitos que podem ajudar na preservação ambiental a partir de economia de água, redução do consumo e diminuição do lixo domiciliar. A saída da carreta se dá por meio de um escorregador, representando o renascimento de um nova pessoa, devidamente conhecedora dos hábitos sustentáveis.  

A Expedição do Conhecimento também conta com um planetário móvel, uma tenda em lona, onde o visitante pode assistir um filme de seis minutos sobre o sistema solar. A sessão pode atender até 30 pessoas e, de forma lúdica, expõe os planetas mais próximos à Terra com suas características. O objetivo da proposta é capacitar os jovens para decisões embasadas, estimular a educação científica e a pesquisa. A Expedição do Conhecimento está aberta para visitação até esta sexta-feira (10).

Leia também