EAIC 2023 expõe trabalhos de mais de 700 estudantes da UEL

Encontro envolve também mais de 300 professores-pesquisadores, que acompanham seus estudantes orientados.

As apresentações do 32° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) começaram nesta quarta-feira (8), no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da UEL. As apresentações representam o resultado final de pesquisas desenvolvidas por estudantes durante todo um ano letivo, que se dedicaram a um tema específico acompanhados de seus respectivos professores orientadores. Elas abrangem as oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Junto ao evento, ocorre a 4°edição do EAIC Júnior, com apresentações nesta quinta-feira (9). O professor Claudemir Zucarelli, do Departamento de Agronomia (CCA) e um dos coordenadores do EAIC, explica que o EAIC reúne trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação, enquanto a modalidade Júnior reúne estudantes do Ensino Médio de escolas públicas conveniadas à Universidade. Ambas as frentes do Encontro são promovidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG).

Para este ano, 784 estudantes estão na programação do evento. Destes, são 75 na IC Júnior Ensino Médio; 276 na IC CNPq; 24 na IC CNPq Ações Afirmativas; 160 em IC Fundação Araucária; 58 na IC Inclusão Social; 65 na IC Bolsas UEL e 126 na IC Sem Concessão de Bolsas. Zucarelli conta que todos estes estudantes, somados a 350 docentes pesquisadores, contabilizam mais de mil envolvidos. “Um recorde”, comemora.

Professor Claudemir Zucarelli, um dos coordenadores do EAIC 2023 (Fotos: Reprodução).

O professor lembra que algumas apresentações são acompanhadas por avaliadores dos órgãos de fomento que permitem aporte financeiro para o desenvolvimento de grande parte das pesquisas. “Nós temos um conjunto de avaliadores do CNPq avaliando nosso evento e nosso Programa de Iniciação Científica”, conta. O resultado desta avaliação impacta diretamente na quantidade de bolsas que serão ofertadas no próximo ciclo acadêmico.

O EAIC é uma oportunidade anual para fortalecer e disseminar os resultados de pesquisas nos mais diferentes campos do conhecimento, em um intercâmbio de resultados. A dinâmica das apresentações reúne em uma mesma sala diversos pesquisadores da mesma área para apresentar seus trabalhos. Assim, cada um deles entra em contato com outras linhas de pesquisa além da própria, em uma troca de experiências que faz do EAIC um marco da novidade científica.

Pesquisas

O estudante do 3º ano do curso de Nutrição (CCS) Pedro Henrique Souza apresentou no evento uma pesquisa sobre consumo de camarão. Ela relata que após explicação inicial do pesquisador, professores fazem perguntas sobre o tema de cada trabalho. “A apresentação foi tranquila, os professores avaliaram e fizeram perguntas”, disse.

Pedro Henrique Souza é estudante de Nutrição e pesquisou sobre o consumo de camarão.

Já Ana Paula Ribeiro, estudante do 5º ano de Medicina Veterinária (CCA), conta que este é seu terceiro EAIC. Ela apresentou resultados de pesquisa sobre biomarcadores cardíacos na leptospirose canina e conta que se sente feliz por fazer parte de um evento do porte do Paraná Faz Ciência. “A gente fica um pouco nervoso para apresentar, mas é muito bom participar do maior evento científico do Paraná e poder contribuir com a nossa pesquisa, feita durante um ano”, revela.

Ana Paula Ribeiro é estudante de Medicina Veterinária e abordou uma doença recorrente em cães em sua pesquisa.

Paraná Faz Ciência

Este ano, o EAIC está inserido na programação do Paraná faz Ciência 2023, de forma integrada com eventos de projetos de ensino (V Pró-Ensino: Mostra Anual de Atividades de Ensino) e extensão (Por Extenso). Por ter a UEL como sede, estes encontros, que ocorrem anualmente e de forma independente, aproveitaram para convergir suas atividades em um evento de dimensões estaduais, aumentando a visibilidade de suas atividades.

A estimativa é que mais de 30 mil pessoas passem pelo campus da UEL durante toda a semana para participar ou visitar as atrações da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que começou na última segunda-feira (6) e vai até sexta (10).

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.