Bem-estar dos profissionais da saúde é foco do Napi Saúde

Bem-estar dos profissionais da saúde é foco do Napi Saúde

“Hospital Amigo do Trabalhador” busca garantir ambiente de trabalho mais responsável e seguro. Napi está sendo apresentado durante a Paraná Faz Ciência.

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, os Estados não só devem assegurar o direito ao trabalho aos seus cidadãos, mas também o direito ao trabalho decente. Um trabalho capaz de assegurar a dignidade, a proteção e a própria sobrevivência humana. Todavia, apesar disso, sabemos que em muitos lugares esta não é a realidade observada: trabalhadores em situação de risco são mais comuns do que se pode imaginar no Brasil.

A professora do Departamento de Ciências da Saúde (CCS) Renata Perfeito Ribeiro foi uma das palestrantes representantes do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Saúde durante o Paraná Faz Ciência 2023, o maior evento científico do estado, que segue na UEL mostrando o que é produzido em ciência e inovação no Paraná até esta sexta-feira (10).

Um dos temas apresentados pela docente foi o projeto “Hospital Amigo do Trabalhador”, projeto em construção que visa cuidar do bem-estar dos profissionais da área da Saúde. Através dele, a ideia é que seja instituído um ambiente de trabalho mais responsável e seguro, além de garantir equipamentos tecnológicos de proteção adequados para a atuação desses profissionais.

Entre as inovações tecnológicas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Gestão, Editoração Científica e Saúde do Trabalhador (GEEST), coordenado por Renata, está a máscara de proteção intitulada “HELP” (“Socorro”, em inglês). De acordo com Ribeiro, a HELP é feita a partir de um material sustentável e capaz de garantir proteção e conforto aos profissionais que a utilizam, seguindo as diretrizes técnicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As docentes Renata Perfeito Ribeiro e Aline Franco utilizando a máscara HELP durante o “Paraná Faz Ciência” (Arquivo pessoal). 

A palestra ministrada pela docente fez parte do quadro de atividades do Napi, organização fundada em 2019 pela Fundação Araucária e que tem como objetivo conduzir a produção de conhecimento de forma colaborativa pelos pesquisadores paranaenses, baseados em demandas reais da sociedade. Uma das expectativas com o projeto Hospital Amigo do Trabalhador é garantir que ele faça parte das próximas edições do NAPI Saúde, como é o caso do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), que existe de 2004 e atualmente é financiado pelo Governo Estadual por meio do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação.

Docente pela UEL, a profissional Aline Franco da Rocha também contribui para o fomento das atividades do Napi Saúde em Londrina e foi ouvinte da palestra ministrada por Renata. Durante a pandemia do Covid-19, Aline foi uma das responsáveis por coordenar o projeto de atendimento à população via telessaúde. Atualmente, ela e Renata atuam lado a lado no GEEST para trazer mais inovações para a saúde do trabalhador, sobretudo a garantia de assistência humanizada capaz de atender a demandas sociais.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também