Governo do Estado abre inscrições para 37º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Premiação contempla trabalhos de pesquisa e extensão em duas áreas do conhecimento. Nesta edição, participam pesquisadores das engenharias e ciências biológicas.

Professores e estudantes das redes públicas e privadas do ensino superior já podem se inscrever no 37º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, principal honraria concedida pelo Governo do Estado para quem atua na produção de conhecimento acadêmico-científico, no Paraná.

A premiação contempla, anualmente, trabalhos de pesquisa e extensão em duas áreas do conhecimento, num sistema de alternância. Nesta edição, podem participar pesquisadores ligados aos campos das engenharias e das ciências biológicas. As inscrições seguem até 11 de julho, exclusivamente pela internet.

A premiação de baseia no vencimento dos professores titulares do ensino superior estadual em regime de dedicação exclusiva. Considerando a revisão do percentual de gratificação de incentivo à titularidade de doutor, implementado pelo governo em janeiro deste ano, o valor líquido total do prêmio aumentou 13,8% em 2024, passando de R$ 200,5 mil para R$ 228,3 mil.

Os recursos são do Fundo Paraná, dotação orçamentária para o fomento científico e tecnológico, administrada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Ao todo, são 10 prêmios em cinco categorias, nas duas áreas do conhecimento. Os valores individuais variam entre R$ 36,4 mil para professores nas modalidades pesquisador e extensionista e R$ 14,5 mil para inventores independentes e profissionais da imprensa. A premiação para os alunos de graduação é R$ 12,1 mil. Os interessados podem concorrer em apenas uma área e uma categoria.

A premiação conta ainda com modalidades exclusivas para inventores independentes e jornalistas com reportagens relacionadas a pautas sobre ciência. Todos os trabalhos serão avaliados por comissões julgadoras compostas por profissionais de outros estados brasileiros, vinculados às áreas de pesquisa, extensão e jornalismo científico, de acordo com critérios elencados no edital.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca a importância de ampliar a visibilidade de projetos inovadores. “A ideia é contribuir para a popularização da ciência e aumentar o interesse do público pelas soluções inovadoras desenvolvidas no setor produtivo acadêmico, contribuindo para a formação de uma sociedade mais crítica e informada sobre os avanços científicos e tecnológicos e os impactos da ciência na vida cotidiana”, afirma.

Empreendedorismo

A categoria Inventor Independente é destinada exclusivamente para autores de inovações nas respectivas áreas da premiação, desde que os inscritos não tenham vínculo empregatício com instituições de ensino superior ou de pesquisa científica, nem ocupem cargos públicos ou militares. O intuito é premiar projetos desenvolvidos em ambientes promotores de inovação, a exemplo de aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços maker; hubs de Inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos.

Serviço:

37º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia