Inscrições para 37º Prêmio de Ciência e Tecnologia encerram nesta quinta (11)

Iniciativa do Governo do Estado via Seti tem objetivo de ampliar visibilidade da produção científica do Paraná. Premiações chegam a R$ 36,4 mil.

As inscrições para o 37º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia encerram nesta quinta-feira (11), data final para submissão de trabalhos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do Prêmio. Nesta 37ª edição, o evento é voltado para trabalhos nas áreas de engenharias e ciências biológicas. Os participantes devem concorrer a 10 prêmios, com valores que chegam a R$ 36,4 mil.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), contempla professores que atuam com pesquisa e extensão universitária, mas também é voltada a estudantes de graduação, inventores independentes, inclusive assistidos pelos programas de incubação, empreendedorismo e inovação das universidades e profissionais da imprensa. O objetivo é ampliar a visibilidade da produção científica do Paraná. Os interessados devem enviar a ficha de inscrição e outros documentos, conforme o edital. É possível participar com uma única inscrição.

Para o inventor, por exemplo, além da documentação é necessário o envio de um vídeo com duração de até três minutos apresentando a inovação proposta. Já na categoria de jornalismo científico, a reportagem deve ter sido veiculada no período de 1º de janeiro de 2023 até 11 de julho de 2024.

Premiações

Para professores nas modalidades pesquisador e extensionista, o valor da premiação é de R$ 36,4 mil; nas categorias inventores independentes e profissionais da imprensa o prêmio é de R$ 14,5 mil; e para estudantes de graduação a premiação é de R$ 12,1 mil.

Os recursos são do 37º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia são do Fundo Paraná, dotação orçamentária para o fomento científico e tecnológico, administrada pela Seti. Somados os dez prêmios, o total investido para valorizar e incentivar as produções em ciência chegam a R$ 228,3mil, valor que é quase 14% maior que a premiação de 2023, que foi de R$ 200,5mil.