Docentes e discentes: pesquisadores analisam relação de ensino e aprendizagem

Docentes e discentes: pesquisadores analisam relação de ensino e aprendizagem

Projeto reúne participantes do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática para análise das dinâmicas nos ensinos básico e superior.

José Eduardo Chirito*

Agência UEL


Vinculado à UEL há cerca de 47 anos, o professor sênior Sergio de Mello Arruda, do Departamento de Física (CCE), é contemplado com Bolsa Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por seus estudos de longa data sobre as diferentes dinâmicas inseridas no processo didático. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL), Sergio coordena o projeto de pesquisa “Ação Docente, Ação Discente e suas Conexões”, no qual investiga e interpreta as relações pedagógicas realizadas em sala de aula nos ensinos básico e superior.

O percurso do pesquisador até os estudos na área de Educação é extenso. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Arruda ingressou na UEL como professor em 1978. Logo no início se interessou pelo campo de História da Física e, posteriormente, Ensino de Ciências, área em que realizou seu Mestrado, focado na Teoria da Relatividade Especial. Seu envolvimento com a Educação se intensificou no Doutorado, quando estudou o papel dos professores de Física do Ensino Médio sob perspectiva da Psicanálise Lacaniana. Em 2001, junto com outros professores da UEL, articulou a criação do PECEM, Programa de Pós-graduação em que o projeto de pesquisa hoje está inserido.

Em execução há cerca de 15 anos, Sergio conta que a iniciativa se originou da insatisfação do grupo com teor prescritivo das pesquisas preexistentes sobre a formação de educadores. Segundo ele, as produções davam enfoque apenas nas recomendações teóricas, deixando de lado o diagnóstico daquilo que os professores realmente realizavam em sala de aula, o que então se tornou objeto de estudo do projeto. Com o tempo, o grupo também passou a se dedicar à observação do papel desempenhado pelos estudantes no ambiente didático e como as ações desses dois agentes se relacionam. 

Docente da UEL desde 1978, Sergio de Mello Arruda coordena o projeto “Ação Docente, Ação Discente e suas Conexões” há mais de uma década.

Percurso da pesquisa

Em busca de responder às questões levantadas, são elencados diferentes vieses metodológicos: um descritivo, a fim de classificar as movimentações dos docentes e discentes, uma etapa interpretativa, na qual a intencionalidade das ações toma frente e, por fim, o enfoque conexivo, que se volta para a interação entre ambas as partes. No que diz respeito à parte teórica, são empregados os campos da Sociologia – tanto tradicional quanto não-tradicional – e da Psicologia. Nesse sentido, o pesquisador toma nota do uso da teoria Ator-Rede. Nela, segundo Arruda, “a intencionalidade, o interesse e todas as coisas subjetivas que o sujeito tem são produtos de uma conexão, de uma associação que ele tem com outros atores, inclusive atores que não são humanos”. Ele explica que quando a teoria é aplicada no contexto de sala de aula, os agentes – denominados actantes – não se limitam a professores e alunos, mas também abrangem os objetos e recursos presentes no meio, influenciando as relações ali estabelecidas.

Em face dos propósitos iniciais das pesquisas do grupo, em um primeiro momento o projeto não tinha como intuito oferecer sugestões aos docentes que investiga, se atendo apenas ao estudo e observação de suas práticas. Ao longo dos anos, no entanto, notou-se a necessidade de refletir sobre os resultados das pesquisas realizadas e incorporar suas implicações para o ensino e aprendizagem. Embora esse processo ainda não esteja em pleno desenvolvimento, o coordenador expressa a possibilidade de uma nova etapa que trabalhe diretamente essa questão. De qualquer maneira, perante o envolvimento da iniciativa com o meio didático e suas trocas, bem como o estudo das relações entre docentes e discentes, o professor considera que o trabalho já se adequa ao quarto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prezam pela educação de qualidade e oportunidades de aprendizagem igualitárias.

Envolvimento

A adesão ao projeto “Ação Docente, Ação Discente e suas Conexões” é expressiva, além do professor Sergio, ele também conta com apoio da professora sênior do PECEM, Marinez Meneghello Passos, e da discente Fabiele Cristiane Dias Broietti (Departamento de Química/CCE). No mais, também envolve diversos discentes doutorandos e mestrandos, dentre os quais cerca de 10 deles são orientados por Arruda. Para além das pesquisas realizadas por estudantes brasileiros, a iniciativa ainda mantém parcerias com instituições internacionais, sobretudo em Moçambique, através das Universidade públicas de Rovuma e Licungo. De acordo com o coordenador, por meio de um projeto de cooperação internacional, o PECEM busca contribuir para a consolidação de grupos de pesquisa e programas de pós-graduação nessas instituições.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

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