Grupo de estudantes indígenas encerra etapa de formação no Ciclo Intercultural

Grupo de estudantes indígenas encerra etapa de formação no Ciclo Intercultural

As análises relacionadas à área da Saúde aconteceram durante as apresentações do "Eixo 2".

Uma das ações afirmativas voltadas aos estudantes indígenas presentes na Universidade, o Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica para Estudantes Indígenas possui o objetivo integrá-los ao ambiente universitário. Com a duração de um ano, o Ciclo atua promovendo o contato dos estudantes indígenas com conhecimentos das Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa. Na última quinta-feira, 24 de julho, aconteceram as apresentações do Eixo 2 do Ciclo, voltadas para a área da saúde.

A confraternização contou com a participação de docentes vinculados à Comissão Universidade para Indígenas (CUIA). Bruna Vicente Candido (Kaingang) apresentou seus estudos sobre “A proteção jurídica à saúde mental do indígena brasileiro”, seguida de Renato Pirá Martins da Silva (Guarani), com sua apresentação intitulada “O desafio da atenção primária na saúde indígena no Brasil”.

Grupo de estudantes indígenas encerra etapa de formação no Ciclo Intercultural.
(Foto: acervo pessoal).

Laís Goj-Var Soledade da Silva (Kaingang) acrescentou ao encontro com sua apresentação “Saúde indígena no Brasil no século XXI e a Psicologia Indígena”, e Tatiely Portella Anunciação (Guarani) discutiu o tema “Secretaria Especial de Atenção à Saúde Indígena: desafios”. Krig Si Manueli Felix (Kaingang) apresentou a análise “Reflexão sobre a saúde indígena e os desafios atuais em diálogo com a tese ‘tem que ser do nosso jeito’: participação e protagonismo do movimento indígena na construção da política de saúde no Brasil”.

Os professores Camila Rosa e Maria José Guerra também participaram com contribuições na área de Língua Portuguesa e na transversalidade dos encontros. A doutoranda Thalytah Guarche colaborou nas pesquisas de artigos e periódicos, enriquecendo o conteúdo apresentado, enquanto Andréia Jacinto Camargo (Guarani), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, trouxe reflexões sobre a prática docente. Nesta edição, Camargo colaborou com a avaliação das entrevistas dos alunos e ministrou aulas sobre saúde indígena e a atuação do profissional de saúde indígena no Paraná.

Entre os trabalhos apresentados, observou-se que a maioria dos estudantes demonstrou preferência por temáticas voltadas à saúde, destacando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e o cuidado integral às comunidades indígenas.

(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.)

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