Grupo de estudantes indígenas encerra etapa de formação no Ciclo Intercultural
Grupo de estudantes indígenas encerra etapa de formação no Ciclo Intercultural
As análises relacionadas à área da Saúde aconteceram durante as apresentações do "Eixo 2".Uma das ações afirmativas voltadas aos estudantes indígenas presentes na Universidade, o Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica para Estudantes Indígenas possui o objetivo integrá-los ao ambiente universitário. Com a duração de um ano, o Ciclo atua promovendo o contato dos estudantes indígenas com conhecimentos das Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa. Na última quinta-feira, 24 de julho, aconteceram as apresentações do Eixo 2 do Ciclo, voltadas para a área da saúde.
A confraternização contou com a participação de docentes vinculados à Comissão Universidade para Indígenas (CUIA). Bruna Vicente Candido (Kaingang) apresentou seus estudos sobre “A proteção jurídica à saúde mental do indígena brasileiro”, seguida de Renato Pirá Martins da Silva (Guarani), com sua apresentação intitulada “O desafio da atenção primária na saúde indígena no Brasil”.

(Foto: acervo pessoal).
Laís Goj-Var Soledade da Silva (Kaingang) acrescentou ao encontro com sua apresentação “Saúde indígena no Brasil no século XXI e a Psicologia Indígena”, e Tatiely Portella Anunciação (Guarani) discutiu o tema “Secretaria Especial de Atenção à Saúde Indígena: desafios”. Krig Si Manueli Felix (Kaingang) apresentou a análise “Reflexão sobre a saúde indígena e os desafios atuais em diálogo com a tese ‘tem que ser do nosso jeito’: participação e protagonismo do movimento indígena na construção da política de saúde no Brasil”.
Os professores Camila Rosa e Maria José Guerra também participaram com contribuições na área de Língua Portuguesa e na transversalidade dos encontros. A doutoranda Thalytah Guarche colaborou nas pesquisas de artigos e periódicos, enriquecendo o conteúdo apresentado, enquanto Andréia Jacinto Camargo (Guarani), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, trouxe reflexões sobre a prática docente. Nesta edição, Camargo colaborou com a avaliação das entrevistas dos alunos e ministrou aulas sobre saúde indígena e a atuação do profissional de saúde indígena no Paraná.
Entre os trabalhos apresentados, observou-se que a maioria dos estudantes demonstrou preferência por temáticas voltadas à saúde, destacando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e o cuidado integral às comunidades indígenas.
(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.)