Pesquisador do CTU tem estudo reconhecido pelo Legislativo Municipal de Londrina

Pesquisador do CTU tem estudo reconhecido pelo Legislativo Municipal de Londrina

O título foi aprovado pela Câmara a partir da pesquisa do engenheiro, que propôs uma metodologia inédita para cirurgias em pacientes com cardiopatia congênita

O engenheiro civil Paulo Duarte, doutor pelo Programa de Pós-graduação em
Engenharia Civil
da UEL, será homenageado no próximo dia 10 de outubro pela Câmara de Vereadores, quando receberá o título de Cidadão Honorário de
Londrina. A cerimônia está marcada para as 20 horas, no plenário do Legislativo Municipal. O título foi aprovado pela Câmara a partir da pesquisa de Doutorado do engenheiro, que propôs uma metodologia inédita para a realização de cirurgias em pacientes com cardiopatia congênita, doença que atinge 10 a cada mil crianças nascidas.

No Brasil, anualmente quase 30 mil crianças nascem com o problema, das quais cerca de 80% necessitam de cirurgia, metade destas já no primeiro ano de vida. A pesquisa representou a tese de Doutorado do engenheiro civil, no ano retrasado, intitulada “Proposta de Planejamento Cirúrgico de Fontan baseado em Estudos Numéricos e Hemodinâmicos Tridimensionais” orientada pelo professor Hemerson Pinheiro, do Departamento de Construção Civil (CTU).

O engenheiro iniciou o estudo a partir do diagnóstico de Síndrome do Coração
Esquerdo Hipoplásico (SCEP), constatada em seu filho, em 2016. A pesquisa foi noticiada em junho de 2023, na Agência UEL de Notícias, com grande repercussão. Paulo Duarte contou com apoio de Rudolf Huebner, coordenador do Laboratório de Bioengenharia (Labbio) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde são desenvolvidas pesquisas na área de engenharia cardiovascular, que atuou como coorientador do estudo.

O trabalho foi apresentado a uma banca bastante destacada, que contou com o
professor Aron José de Andrade, diretor do Centro de Engenharia em Assistência Circulatória do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo; do professor do Departamento de Clínica Cirúrgica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, Alexandre Murakami; do engenheiro mecânico consultor do Instituto ESS, Martin Poulsen Kessler; e da fisioterapeuta do Instituto Prevent Senior, Shirley Ferraz.

Recentemente, o engenheiro foi eleito membro pleno da Sigma Xi, sociedade
científica global fundada em 1886 nos EUA, que reúne membros como Albert
Einstein e outros 200 ganhadores do Prêmio Nobel. A eleição também considerou a pesquisa desenvolvida no CTU da UEL, considerada inovadora e que apoia cirurgiões durante a realização dos procedimentos cardíacos em pacientes com cardiopatia congênita.

Paulo Duarte desenvolveu sua pesquisa no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UEL

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.