Palestra aborda desafios das aulas remotas durante a pandemia
Palestra aborda desafios das aulas remotas durante a pandemia
Live será realizada nesta quarta-feira (9), às 19h30. Voltada para professores e agentes universitários, a atividade é promovida pelo SEBEC.“Desafio das aulas remotas na pandemia – experiências de um docente da UEL”. Este é o tema de uma palestra on-line que será realizada nesta quarta-feira (9), às 19h30. As experiências são do professor Claudinei Spirandelli, do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). Voltada para professores e agentes universitários, a atividade é promovida pelo Serviço de Bem-estar à Comunidade (SEBEC). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail psicologiasebec.uel@uel.br.
O professor Claudinei Spirandelli afirma que o ensino remoto, forjado pela pandemia de COVID-19 causada pelo novo coronavírus, afetou muito os professores por causa dos recursos tecnológicos. Para ele, os desafios maiores são para os professores que precisam se adaptar a uma realidade nova. “Fiz tudo enquanto aluno e professor do modo tradicional. Essa foi a primeira vez que a tecnologia virtual, a distância e remota se impuseram para eu trabalhar”.
![](https://operobal.uel.br/wp-content/uploads/2020/09/liveaulas-1024x682.jpg)
Claudinei Spirandelli diz acreditar que para os estudantes, na faixa etária dos 20 anos, as aulas remotas foram mais fáceis por ser uma geração que utiliza a tecnologia para muitas finalidades. Ele ressalta que o maior desafio para esse segmento é o acesso ao equipamento por questões socioeconômicas, mas que a UEL providenciou tablets e chip de acesso à internet, proporcionando o ensino remoto a professores e estudantes.
Conforme o professor, a Universidade também disponibilizou extensa programação de cursos e treinamento, além dos pacotes de softwares e aplicativos em parceria com Google e Microsoft. “No começo fiquei apreensivo”, admite o professor. “E no final das contas, eu particularmente acho que sobrevive muito bem, obrigado”.
Ensino-aprendizagem – O professor afirma que as vantagens desse modelo passam pelos diferentes materiais e linguagens, que podem ser compartilhados pela internet, com os estudantes para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Já as desvantagens passam pela falta de retorno dos alunos por não estar face a face. O professor diz acreditar que o ensino remoto é uma alternativa para o ensino superior. Confira o áudio.
Pelo sistema tradicional de ensino, a UEL já oferece o sistema de conteúdo remoto, por meio da Sala Moodle. A disciplina pode ser oferecida parcial ou integralmente por esse sistema. Para isso, há uma série de requisitos que o curso precisa preencher, como a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que preveja a disciplina e a carga horária. A implantação das disciplinas pela Sala Moodle varia de acordo com o curso e seus objetivos.