Prêmio tem ex-alunas, estudante e professor da UEL entre os premiados

Prêmio tem ex-alunas, estudante e professor da UEL entre os premiados

Prêmio é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Reinaldo C. Zanardi

Agência UEL


Divulgado os premiados em sete categorias do “Outras Palavras – Prêmio de Obras Literárias”, uma realização do governo do Paraná, por meio da  Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. Entre os destaques estão ex-alunas, um estudante e um professor do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

“Só o fato de estar entre os classificados já é muito bom, mas a banca considerar que você é a melhor cronista do estado é incrível. Principalmente quando crônicas e contos competem na mesma categoria. Além de crônica não ser um gênero assim tão popular, é majoritariamente masculino”. O comentário é da escritora Camila Mossi de Quadros egressa do curso de Letras da UEL, vencedora do “Outras Palavras – Prêmio de Obras Literárias”, na categoria “Coletânea de Contos e Crônicas”, com o livro “Anticonstitucionalissimamente”. 

A escritora afirma que é difícil se destacar no meio literário no gênero crônica. “Porque as pessoas acham que literatura de autoria feminina trata de ‘assuntinhos’, frivolidades socialmente associadas ao gênero feminino. O que é uma tremenda bobagem, mas ainda oprime as escritoras e afasta, principalmente os leitores homens”, comenta Camila Mossi de Quadros. “Ficar em primeiro na categoria, então, é levar todas as mulheres, e principalmente as mulheres lésbicas, como eu, para esse espaço. É dizer a todas que nós podemos, que nossas vozes serão ouvidas. Estar em primeiro lugar é incrível.”

O livro “Anticonstitucionalissimamente” é dividido em duas partes. Camila Mossi de Quadros discute na primeira – “Quarentena, pandemia e outras pestes”- o isolamento social e suas peculiaridades. Ela aborda também temas como a corrupção, a desigualdade social, o racismo, a homofobia e o consumismo desenfreado. “A quarentena é apresentada sob a ótica de diversos personagens: a mãe de família que estava preparada para o apocalipse zumbi; o pai, que não estava preparado para ficar sem happy hour; os cachorros, que estão muito satisfeitos com os donos em casa; Deus, que adora o número 40 e tem muito a nos ensinar com as quarentenas anteriores.”

Categorias premiadas: Coletânea de Contos e Crônicas, Coletânea de Poesia, Coletânea de Ensaios Críticos, Roteiro de Cinema, Dramaturgia, Pesquisa em Cultura Alimentar e Livro Ilustrado. 

Na segunda parte do livro, “falo sobre os relacionamentos  pós-modernos; a relação do homem com a finitude e outras banalidades. Porque amor, vida, morte, são apenas pequenos grãos de drama e comédia na história do mundo. Diante da nossa pequenez, resta-nos rir das fragilidades sobre as quais nossas vidas estão construídas.” Camila Mossi de Quadros, além do curso da graduação em Letras, fez na UEL especialização em Língua Portuguesa e o mestrado no Programa de Pós-foram premiados no concurso.

As também egressas do curso de Letras Amanda Damásio e Samantha Abreu estão entre os premiados do Outras Palavras. Com o livro “À beira de um abismo espelhado”, Amanda foi premiada na categoria “Coletânea de Poesias”; e com “Mulheres sob Descontrole”, Samantha foi premiada na categoria “Coletânea de Contos e Crônicas”. Na categoria “Romance”, o estudante de doutorado Eduardo Baccarin Costa, do Programa de Pós-Graduação em Letras, do CCH, ficou em primeiro lugar com o livro “Apenas três palavras”.

O professor Renato Forin Junior,  do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, foi premiado na categoria “Dramaturgia”, com “Samba de Uma Noite de Verão”. Por fim, Roberta Takamatsu, egressa do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras, foi premiada na categoria “Roteiro de Cinema” com a peça  “Passagem Secreta”. Roberta propôs o projeto a partir da sua empresa, a Filmes com Saquê. Tem direção de Rodrigo Grota, jornalista e doutor em Letras, também pela UEL.

História – Dois outros egressos da Universidade, do curso de História, também foram premiados no concurso do governo paranaense. Raquel de Medeiros Deliberador foi premiada na categoria “Livro Ilustrado”, com a publicação “O Prédio do Mundo: o livro ilustrado”. Luis Henrique Mioto, também na categoria “Coletânea de Contos e Crônicas”, com “Contos Tridimensionais”.

“Outras Palavras – Prêmio de Obras Literárias” é uma realização do governo do Paraná, por meio da  Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. A premiação ocorreu nas categorias Romance, Coletânea de Contos e Crônicas, Coletânea de Poesia, Coletânea de Ensaios Críticos, Roteiro de Cinema, Dramaturgia, Pesquisa em Cultura Alimentar e Livro Ilustrado. 


Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


SETI, Fundação Araucária e UEL apresentam Arranjo de Pesquisa e Inovação com foco na Biodiversidade 

A Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) juntamente com a Fundação Araucária e a UEL apresentaram nesta terça-feira (28) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia que tem o objetivo de integrar grupos com foco na diversidade ambiental e na redução dos impactos das mudanças climáticas. […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]