Museu Histórico e NDPH comemoram aniversário de 52 anos na segunda (19)

Museu Histórico e NDPH comemoram aniversário de 52 anos na segunda (19)

Órgãos foram criados juntos, em 1970. Evento é aberto ao público e será realizado a partir das 19h30, no Museu Histórico.

O Museu Histórico de Londrina e o NDPH (Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica) promovem, na segunda-feira (19), uma comemoração ao aniversário de 52 anos, celebrado no dia 18 de setembro. O evento é aberto ao público e será realizado no Museu Histórico (Rua Benjamin Constant, n° 900, Centro), a partir das 19h30. Neste dia, também ocorrerá a entrega da restauração da locomotiva manobreira La Meuse 101. 

A diretora do Museu Histórico, Edméia Ribeiro, explica que os órgãos optaram por unir as comemorações por terem sido criados juntos. “Faremos o aniversário juntos porque lá no início, no ano de 1970, o Museu Histórico e o arquivo nasceram juntos, no porão do Colégio Hugo Simas. Então, depois de um tempo, eles se separaram: o arquivo foi para a UEL, que depois se tornou CDPH (Centro de Documentação e Pesquisa Histórica) e recentemente se tornou NDPH, e o museu, desde o final de 1986, mudou-se para o prédio da antiga estação rodoviária.”

Divulgação

Durante a comemoração, será feita a entrega da restauração cênica da locomotiva manobreira La Meuse 101, que está no pátio do Museu desde 2016 e tem um grande valor histórico e cultural para Londrina. A locomotiva, que está sob os cuidados da Prefeitura de Londrina desde 1999, já serviu a Estrada de Ferro Paraná, na Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, e a Rede Viação Paraná – Santa Catarina.

*Estagiária na COM/UEL.

Leia também