Resistência e pensamento crítico: Ciências Sociais da UEL completam 50 anos

Professores tradicionais no curso relembram momentos marcantes e ressaltam objetivo da graduação: formar indivíduos críticos frente a questões sociais candentes.

Em 2023, as Ciências Sociais da UEL farão aniversário de 50 anos. O Departamento de Ciências Sociais, fundado em 1973, apenas três anos após o nascimento da própria Universidade, é estruturado em quatro áreas: Antropologia, Ciência Política, Sociologia e Metodologia de Ensino em Ciências Sociais. Desde o começo, voltou-se para o desenvolvimento da capacidade crítica de seus alunos, o que ia contra o momento político da época. É o que conta Nelson Dacio Tomazi, professor aposentado da instituição que participou do nascimento do curso – e de vários outros.

Segundo Tomazi, inicialmente o Departamento foi denominado Estudos Sociais, conforme preconizava a Ditadura Militar. A primeira proposta para a grade curricular do curso foi formulada com o esforço do professor Iran Martins Sanches, sociólogo e então vice-reitor da instituição, e da professora Marcolina N. Tomazini. Assim, no ano seguinte à sua criação, passou a ser chamado Departamento de Filosofia e Estudos Sociais; em 1975, quando se separou da Filosofia, passou a ser oficialmente Departamento de Ciências Sociais.

Naquele período, Tomazi possuía um cargo administrativo na área de planejamento e ajudou a implantar vários cursos na Universidade. Ele começou a atuar como professor no departamento em 1977. Entre os momentos marcantes que presenciou nos anos de docência, Tomazi destaca a batalha pela volta da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, discussão da qual participou ativamente, nos fim dos anos 80 e início de 1990. Ele publicou livros didáticos, escreveu artigos sobre o tema e, de certa forma, contribuiu com a formulação inicial da disciplina nas escolas. “Esse debate deu visibilidade para o Departamento e para a Universidade”, relata. “Foi uma bela experiência participar da construção da UEL e das Ciências Sociais.”

CLCH nos anos 1970 (Foto: Daniel Martinon/Acervo: Museu Histórico de Londrina)

Fortalecendo princípios

Assim como Tomazi, o professor Iran Martins Sanches e a professora Marcolina N. Tomazini, muitos docentes foram fundamentais para a construção e aprovação das Ciências Sociais na Universidade. Nesses 50 anos, mais de 240 professores já passaram pelo Departamento. Atualmente, há 42 professores ativos, entre efetivos e temporários. As Ciências Sociais também já formaram mais de 1800 profissionais. Além de Bacharelado e Licenciatura na graduação, há ainda as especializações em Ensino de Sociologia e em Antropologia na Pós-graduação Lato Sensu e os Programas de Pós-Graduação em Sociologia (Mestrado e Doutorado) e de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede (ProfSocio).

De acordo com o vice-chefe do Departamento de Ciências Sociais, professor Rosivaldo Pellegrini, o objetivo continua sendo o mesmo do início: fortalecer a capacidade crítica dos estudantes, incentivando-os a fugir do senso comum. “Na medida em que evoluímos criticamente, nós percebemos muito mais coisas erradas. Então, é uma evolução contínua”, declara. “A gente tenta aproximar a democracia diante dessa consciência crítica. Interesses pessoais podem entrar em contradição com o que é melhor para a coletividade, então, é isso o que procuramos estudar, aprimorar e aprofundar.

Professor Rosivaldo Pellegrini, vice-chefe do Departamento. Curso de Ciências Sociais segue no propósito de formar indivíduos críticos para lidar com questões sociais de máxima importância (Foto: André Ridão)

Entre as atividades desenvolvidas no Departamento, o docente cita a Revista Mediações, cujo objetivo é disseminar as pesquisas realizadas nas Ciências Sociais. A Revista é publicada semestralmente, desde 1996. “Sempre buscamos temas relevantes. Aos poucos, voltou-se para a questão do racismo, das relações de gênero e de outras premissas que são fundamentais e, mais do que nunca, atuais”, explica Pellegrini.

Evento de 50 anos

Para marcar o cinquentenário, o Colegiado e o Departamento de Ciências Sociais, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSoc), irão promover um evento comemorativo. Com a temática “Desafios e perspectivas em pesquisa e ensino nas Ciências Sociais hoje”, a celebração trará micicursos via Google Meet e conferências presenciais no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Além disso, o evento, que ocorre entre os dias 6 e 9 de março, será realizado em conjunto com a 3ª Semana de Ingressantes do PPGSoc/UEL. As inscrições podem ser feitas até a data de realização do evento.

Segundo a coordenadora do Colegiado de Ciências Sociais, professora Fernanda Forte, essa integração é muito importante. “Nós vamos marcar a comemoração dos cinquenta anos com o crescimento das Ciências Sociais para além da graduação. Temos muitos alunos que continuam os seus estudos conosco”, afirma. “Vão ter noites de debates com grandes conferencistas e minicursos no período da tarde, coordenados principalmente pelos estudantes do PPGSoc.”

A programação completa está disponível neste site e nas redes sociais do evento, por meio do @sippgsocuel. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 6 de março na página de Eventos da UEL.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.