Vinte anos de cotas na UEL: evento debate perspectivas para política no Ensino Superior

Evento reúne atores que participaram da consolidação das cotas na Universidade, no início. A promoção é do Leafro.

Implantado na gestão da ex-reitora Lygia Lumina Pupatto (2002-2006), o Sistema de Cotas para o ingresso ao ensino superior na UEL completa 20 anos em 2024. Ao atender à demanda do movimento negro de Londrina, liderado por Vilma Santos de Oliveira, dona Vilma – a Yá Mukumby, a UEL se tornou pioneira na adoção do sistema, ao lado de instituições como a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Para debater os avanços e as perspectivas da política de reserva de vagas no Vestibular da instituição, um evento irá reunir atores envolvidos neste debate e membros da administração da UEL, na noite desta terça-feira (23), às 19h, na sala 101 do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). As inscrições podem ser realizadas neste endereço.

O evento “20 Anos de Cotas na UEL: balanço e perspectivas” é uma realização da Universidade Estadual de Londrina, por meio do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Africanos da UEL (Leafro) e do Programa Abdias do Nascimento.

Divulgação.

A reitora da UEL, Marta Favaro, estará presente no evento. Foram convidadas para a mesa-redonda a ex-reitora Lygia Puppato e a coordenadora do Leafro, Maria Nilza da Silva. Também irão participar do debate o professor e pesquisador Alex Eleotério; o ex-pró-reitor de Graduação (Prograd) Jairo Pacheco; o ex-diretor da Prograd Ricardo Ralisch; a diretora de Apoio à Ação Pedagógica da Prograd, Lilian Kemmer Chimentão; e os representantes do Movimento Negro de Londrina Maria Eugênia Almeida e José Mendes.

O evento também conta com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGSoc), do colegiado e do Departamento de Ciências Sociais, e da Associação de Ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina (Alumni-UEL).