Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica homenageia a professora Enezila de Lima

Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica homenageia a professora Enezila de Lima

Enezila de Lima, que faleceu em 2022, foi professora do Departamento de História e fez parte da trajetória do NDPH.

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) passa a receber o nome “Enezila de Lima”. Trata-se de uma homenagem para a professora do Departamento de História que faleceu em 2022 e deixou diversas contribuições para o curso de História, o NDPH e a Universidade como um todo. O acréscimo no nome foi aprovado pelo Conselho Universitário no dia 1º de novembro, após ter sido proposto pelo Núcleo. 

A atuação de Enezila de Lima na UEL começou em 1983. Ao longo dos anos, a professora passou por diversos cargos na Universidade: chefe do Departamento de História; coordenadora do curso de História; pró-reitora de Graduação (PROGRAD); coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica, como era chamado o NDPH, e coordenadora do Programa Associado de Pós-Graduação em História. 

Além disso, Enezila participou da Comissão para Reestruturação do Arquivo Histórico e Criação do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica do Departamento de História, fez parte da Comissão de Avaliação Global e proposição de Ações para o Museu Histórico de Londrina e coordenou o Processo de Organização, Microfilmagem e Indexação dos Autos do Fórum da Comarca de Londrina. 

De acordo com o diretor do NDPH, José Miguel Arias Neto, o envolvimento de Enezila com o Núcleo, desde quando era Arquivo Histórico, e o comprometimento dela com a UEL motivaram essa homenagem. Isso porque ela sempre participou das atividades do NDPH, tanto como pesquisadora quanto como diretora. Arias Neto também apontou que colocar o nome da professora no Núcleo é uma homenagem perene que se tornará uma referência da memória de Enezila e de sua atuação na consolidação do NDPH. 

NDPH 

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica – Enezila de Lima conta com um extenso acervo relacionado à História da América, História Regional e História de Londrina, reunindo documentação escrita, jornais, microfilmes, fotografias, gravações, entre outros formatos. Segundo Arias Neto, além do trabalho com a documentação, o NDPH realiza diversas atividades como cursos de extensão, eventos, exposições e visitas de escolas. Também permite a realização de pesquisas no acervo.

*Estagiária de Jornalismo da COM.

Leia também