Projeto CLCH Cultura inaugura mostra “Escorpião de Prata” nesta quinta
Projeto CLCH Cultura inaugura mostra “Escorpião de Prata” nesta quinta
Abertura será nesta quinta-feira, às 19h, na Réplica da Primeira Catedral de Londrina, no Calçadão da UEL.Um herói capoeirista que ganha vida a partir da linguagem do Mangá é o personagem central da mostra “Escorpião de Prata”, mais nova atração do projeto CLCH Cultural. Criado pelo ilustrador, quadrinista e professor de Histórias em Quadrinhos (HQs) e Mangás Eloyr Pacheco, o Escorpião de Prata expressa a sua ginga a partir da noite desta quinta-feira (13), às 19h, na Réplica da Primeira Catedral de Londrina, no Calçadão da UEL. Após a abertura oficial, a mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, até o dia 30 de abril.
Conforme a coordenadora do projeto, a museóloga Gina Esther Issberner, a mostra apresenta publicações de Eloyr Pacheco e de artistas locais, tendo como destaque a linguagem japonesa dos Mangás. Após se espalharem pelo mundo, os Mangás passaram a atrair uma enorme base de fãs no Brasil, chegando até Londrina por meio de artistas como Pacheco, que possui extensa participação no cenário nacional.
Para o professor Richard Gonçalves André, coordenador do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ), o personagem Escorpião de Prata representa a construção em torno da brasilidade dentro da linguagem dos mangás uma vez que remete à sociedade contemporânea e sua diversidade cultural.

CURSO
Ele acrescenta que, acompanhando a mostra, o NECJ está promovendo o curso de Histórias em Quadrinhos: Linguagem e Elementos, Roteiro e Narrativa Gráfica, a partir do dia 22 de fevereiro. Ministrado por Eloyr Pacheco, o curso detalha as etapas de produção das histórias em quadrinhos, com elementos de linguagem, roteiro e criação de personagens, em cinco encontros, sempre aos sábados. As inscrições podem ser realizadas por meio deste endereço.
Richard André ainda convida as comunidades interna e externa da UEL a conhecerem o acervo de Histórias em Quadrinhos disponível no NECJ. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (43) 3371-4189, pelo perfil do NECJ no Instagram, ou e-mail necj@uel.br.
