Interessados em HQs têm ponto de encontro na UEL em todas as quartas de abril
Interessados em HQs têm ponto de encontro na UEL em todas as quartas de abril
Os encontros serão sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h, na Réplica da Primeira Igreja de Londrina, no Calçadão da UEL.O fascinante universo das Histórias em Quadrinhos (HQs) contará com um novo ponto de encontro em Londrina, durante todas as quartas-feiras do mês de abril. Convidado pelo projeto CCH Cultural e pelo Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ) da UEL, o editor e quadrinista Eloy Pacheco, criador do personagem “Escorpião de Prata”, irá participar de rodas de conversa e avaliações de portfólio, oportunizando trocas de conhecimentos e experiências para interessados pela linguagem. Os encontros serão sempre às quartas-feiras (2, 9, 16, 23 e 30), das 14h às 16h, na Réplica da Primeira Igreja de Londrina, no Calçadão da UEL.
De acordo com Pacheco, os encontros visam promover debates em torno da arte e do trabalho dos quadrinistas e ilustradores, “buscando alargar as informações sobre o produto e o mercado e mostrando o quanto o artista pode buscar espaço no mercado editorial e gráfico”, diz.
No local, os participantes também irão conferir as obras da exposição “Escorpião de Prata – O Herói Capoeirista”, em exibição até o dia 30 de abril. Os encontros são promovidos pelo CCH Cultural e Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa – NECJ-UEL, e contam com o apoio do Terra Rouge Atelier e da UEL FM 107,9.

Eloyr Pacheco
Historiador, Pedagogo e especialista em Arte e Educação, Eloyr Pacheco trabalhou como editor no Brasil das majors Marvel, DC Comics/Vertigo, Dark Horse e Image. Também publicou, entre outros, Senninha (Instituto Ayrton Senna), Zé do Caixão (José Mojica Marins) e Banda das Velhas Virgens – Sr. Sucesso, além de ter publicado Will Eisner´s Spirit Magazine, do célebre cartunista e teórico dos quadrinhos Will Eisner. Suas HQs também foram publicadas na La Bouche du Monde (França) e UMC Ediciones (Argentina).

(Foto: acervo pessoal).
Eloyr Pacheco ganhou em mais de uma ocasião os prêmios HQMix, Ângelo Agostini e Jayme Cortez. Seu trabalho também foi reconhecido pela Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos, sediada no Rio de Janeiro, e recebeu uma homenagem no Salão de Humor de Caratinga (MG).
