Selisigno discute Inteligência Artificial e Linguagem
Selisigno discute Inteligência Artificial e Linguagem
Objetivo é refletir sobre os novos paradigmas que surgem na intersecção entre a tecnologia e a complexidade da linguagem humanaCom o objetivo de dialogar sobre pesquisas em andamento voltadas aos Estudos da Linguagem e à leitura e disseminar os resultados, o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) realiza, nos dias 9 e 10 de setembro, o XIII Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação, e XIV Simpósio de Leitura da UEL.
A edição deste ano, em formato híbrido, tem como tem “Inteligências Artificiais e Linguagens”, no intuito de refletir sobre os novos paradigmas que surgem na intersecção entre a tecnologia e a complexidade da linguagem humana, e transcender a visão tradicional de linguagem como mera ferramenta comunicativa. Como os algoritmos e sistemas computacionais reconfiguram os modos de produção, interpretação e disseminação do conhecimento? É uma das questões que os eventos procurarão debater.
A programação inclui oficinas, conferências, simpósios e apresentação de comunicações individuais, mesas-redondas e lançamento de livros. As oficinas serão presenciais e online, gratuitas, mas com inscrição prévia e vagas limitadas. Entre os temas, estão o ensino de inglês, letramento digital, leitura de audiolivro, IA no ensino e pesquisa em Letras, e metodologias computacionais para estudo de neologismos.
A conferência de abertura será proferida pela professora Raquel Meiester Ko Freitag, da Universidade Federal de Sergipe. Já a conferência de abertura será com o professor Rui Manoel Sousa Silva, da Universidade do Porto (Portugal).
As atividades serão desenvolvidas em salas de aula do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), bem como no You Tube e via Meet.
O prazo para submissão de comunicações (simpósios) e de lançamento de livros encerra no dia 17 de agosto.
Mais informações no site do evento.
