Desafios do fazer histórico são tema de evento em homenagem ao Dia do Historiador
Desafios do fazer histórico são tema de evento em homenagem ao Dia do Historiador
As inscrições para participar do evento são gratuitas e se estendem até o dia 17O dia do historiador é celebrado em 19 de agosto e em sua homenagem, será realizado o evento “Os Desafios do Fazer Histórico no Século XXI: entre práticas e teorias”, com atividades tanto no período matutino quanto no noturno, no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL. O evento, com inscrições abertas, acontece nos dias 19 e 20 deste mês e oferece um espaço para a discussão dos desafios enfrentados pelos historiadores em um contexto de crises políticas, inovações tecnológicas e disputas de memória.
Primeiro dia
Na terça-feira, das 9h às 11h30, a mesa redonda “O ofício do historiador e suas possibilidades” inicia a programação do no Anfiteatro do CLCH. A mesa será composta pelos professores Richard André, Caio da Silva e Lukas Grzybowski. Da Silva é professor da área de História da América na UEL enquanto André é professor do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS/UEL) da Universidade e Grzybowski é doutor em História pela Universidade de Hamburgo (UHH), na Alemanha.
No período noturno, estão programados três dos cinco minicursos presentes na programação do evento. As atividades serão de forma simultânea, das 19h30 às 22h30.
O “Minicurso 01 – O Livro Didático em Debate: teoria, impressões e diálogos” será ministrado no Laboratório de Novas Tecnologias (LANTECH) do CLCH por Matheus Silva, mestrando do PPGHS/UEL.
O segundo minicurso, “A História Através das Imagens: ‘Imagens Apesar de Tudo’ de Didi-Huberman”, terá a discussão da obra “Imagens Apesar de Tudo” conduzida por Priscilla Perrud, Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na Sala 109 do CLCH.
Na Sala 110 do Centro de Estudos, o “Minicurso 03 – Catalogação, higienização e preservação do acervo do Museu Japonês do Paraná” será ministrado pelo professor Richard André e por dois mestrandos do PPGHS/UEL, Ana Carolina de Oliveira Santos e Lucas Ciamariconi Munhóz.
Segundo dia
Na manhã de quarta-feira, das 8h30 às 11h30, serão realizados os minicursos 04 e 05. Na Sala 109 do CLCH, o quarto minicurso: “Territórios e as Sagradas Margens da Resistência: as Comunidades Tradicionais de terreiro e sua importância na preservação e manutenção da cultura Afro-Brasileira”, será ministrado por Robson Borges Arantes e Maria de Fátima Beraldo. Arantes é pedagogo e mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL (PPGEO/UEL) e Beraldo é doutoranda pelo PPGEO/UEL.
Ministrado por José Neto, diretor do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL (NDPH), por Luana Pimentel e Matheus Torres, também membros do Núcleo, o quinto minicurso “Arquivos Históricos: fundamentos para preservação e descrição” acontecerá na Sala de Consulentes do NDPH.
As homenagens alusivas ao dia do historiador se encerram com a mesa redonda “Mulheres Historiadoras: trajetórias e desafios”, das 19h30 às 22h, no Anfiteatro do CLCH. A mesa contará com as professoras Andreya Seiffert, Angelita Visalli e Monica Selvatici. Seiffert é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Visalli é mestre em História Antiga e Medieval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ambas são professoras no Departamento de História da UEL. Já Selvatici é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e orientadora do PPGHS/UEL.
Inscrições
O período de inscrições para participação no evento, se estende até o dia 17. As inscrições são gratuitas e cada participante pode se inscrever no máximo em dois minicursos, através deste link. Mais informações podem ser encontradas no perfil oficial da organização do evento no Instagram.

(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.)