Pós-Graduação em Letras adere ao Colégio Doutoral Tordesilhas na linha de Linguagens, Sociedades e Culturas
Pós-Graduação em Letras adere ao Colégio Doutoral Tordesilhas na linha de Linguagens, Sociedades e Culturas
Parceria foca na internacionalização entre países que compartilham a língua portuguesaA Universidade Estadual de Londrina foi convidada a integrar uma parceria na linha de Linguagem, Sociedades e Culturas do Colégio Doutoral Tordesilhas (CDT – LSC). O CDT é originalmente instituído pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil), pela Universidade do Minho (Portugal) e pela Universidade de Salamanca (Espanha) e é voltado à consolidação de redes acadêmicas interuniversitárias entre instituições da América Latina, da Península Ibérica e de demais países de interesse mútuo.
O convite feito ao professor Frederico Garcia Fernandes e ao Programa de Pós-Graduação em Letras, coordenado pela professora Barbara Marques, objetiva integrar uma parceria na linha mais voltada a área das humanidades.
O professor informou que a adesão ocorreu recentemente, em julho, por conta de um projeto que o professor desenvolve no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas do Centro de Letras e Ciências Humanas – CLCH. Segundo ele, “a importância da participação se justifica enquanto uma ação de internacionalização da Universidade, pois o Colégio Doutoral Tordesilhas tem um calendário de ações relacionado a disciplinas na pós-graduação, graduação, eventos e publicações motivadas por esse grupo”.
Fernandes destaca que, “o grupo pensa questões ligadas ao contexto da lusofonia, e este é para o professor o grande elemento de discussão e integração dessa internacionalização proposta”.
O espaço é propício para a criação de debates entre pesquisadores do continente europeu e africano e isso conecta a entusiastas que pensam o contexto da lusofonia na América Latina.
O foco, segundo o professor Frederico, “é a lusofonia e o uso da língua portuguesa como um instrumento de unificação, de construção do comum e de uma identidade que caracterize brasileiros que falam o português brasileiro, assim como de outros países falantes da língua portuguesa e suas variações”.
Vale destacar que, hoje, o português está entre as línguas mais faladas no mundo, com mais de 230 milhões de falantes.
A riqueza dessa diversidade permite que seja criada uma comunidade ampliada entre falantes da língua portuguesa, que possibilita várias trocas culturais. E as Universidades por meio do Colégio Doutoral Tordesilhas passam a ter um canal de reunião que efetive de fato essas trocas.

*Estagiário de jornalismo da COM/UEL.