Ação do Projeto TEIA estimula introdução do inglês nos anos iniciais da Educação Infantil

 Ação do Projeto TEIA estimula introdução do inglês nos anos iniciais da Educação Infantil

“Welcome!” é uma das ações que fazem parte do Projeto de Extensão vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas

O Projeto de Extensão Teachers of English In Action (TEIA) entra em nova etapa com ação intitulada “Welcome!”, que objetiva oferecer cursos de inglês para alunos regularmente matriculados no 5° ano da rede municipal de ensino de Londrina.

A ação extensionista configura-se como uma estratégia de enfrentamento dos desafios inerentes à transição de alunos do 5° para o 6° ano do ensino fundamental, momento em que o ensino de língua inglesa passa a ser obrigatório, conforme as Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A ação é desenvolvida em parceriado projeto de extensão TEIA com o Grupo de Pesquisa FELICE/ CNPq (Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças), coordenados pela professora Juliana Reichert Assunção Tonelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (CLCH) da UEL.

A intenção, segundo a professora, é “dar boas-vindas a essas crianças do 5° ano, além de motivar a aprendizagem da língua inglesa até a chegada dos alunos ao 6° ano. Além disso, é um modo de contribuir com a sociedade londrinense e por isso essa parceria entre a UEL e a Secretaria Municipal de Educação (SME) que já vem desde 2008”.

Essa edição do curso Welcome! preparatório de inglês está em andamento e já conta com 337 alunos do 5° ano de 20 escolas municipais. Os estudantes atendidos neste curso iniciarão o 6º ano do Ensino Fundamental em 2026, etapa em que o inglês se torna obrigatório.

Projeto TEIA

O objetivo do TEIA é proporcionar aos estudantes o contato inicial com a língua inglesa. As aulas são ministradas por acadêmicos e pesquisadores da área, sob a supervisão da professora Juliana Tonelli (UEL).

A origem do Projeto se deu pela existência de uma rede de colaboração no Brasil da qual a UEL faz parte, que colabora na formação de professores de inglês para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. Então, a partir disso, foi pensada a necessidade de formalizar essa rede colaborativa. Por isso, o uso do acrônimo TEIA faz alusão a uma ‘rede’, ou seja, a colaboração entre professores formadores de inglês do Brasil e a união de esforços voltada para a formação de docentes com atuação do 1º ao 5º do fundamental e educação infantil.

A primeira etapa do projeto, segundo Juliana Tonelli, foi concluída no início deste ano e a etapa II surgiu a partir da demanda de uma nova oferta do curso Welcome!, de modo a dar continuidade a esse trabalho de introdução à língua aos alunos. Vale salientar que a primeira oferta do curso foi realizada durante a pandemia da COVID-19.

Juliana Tonelli professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
(FOTO: Arquivo/COM/UEL).

Desafios

A formação de professores de línguas adicionais vem se configurando como um desafio, tendo em vista que o ensino do inglês nos anos iniciais da educação não é obrigatório. No entanto, a professora Juliana destaca que, ainda que não haja essa obrigatoriedade, há municípios que já trabalham com o ensino do inglês como uma realidade. Essa conclusão foi possível, segundo a professora, após o mapeamento feito durante a produção do projeto de pesquisa MOLIC desenvolvido anteriormente sob sua coordenação.

O curso de Letras Inglês da UEL, desde 2014, tem ofertado disciplinas optativas, projetos de pesquisa e extensão que têm contribuído para a formação dos graduandos de Letras Inglês, já prevendo a inserção da língua inglesa no âmbito público seria uma realidade mesmo não sendo obrigatório. Atualmente,  o currículo conta com disciplinas específicas na grade curricular da graduação que inovam em termos de formação e preparação dos novos profissionais, destaca Tonelli.

O Projeto TEIA tem parcerias oficializadas com Londrina, Cambé, Rolândia, Ourinhos, Sertaneja e outras Secretarias Municipais de Educação.

*Estagiário de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.