Temporada 2025 da Primavera dos Museus está com inscrições abertas

Temporada 2025 da Primavera dos Museus está com inscrições abertas

Evento nacional contará com participação de órgãos da cidade de Londrina

Estão abertas para visitantes as inscrições para a 19ª edição da Primavera dos Museus, temporada nacional de promoção de ações educativas e culturais por museus e outras entidades dedicadas à preservação da memória. Realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento será realizado neste ano entre os dias 22 e 28 de setembro e contará com a participação de órgãos da cidade de Londrina.

Dentre as instituições do município cadastradas, o Museu de Arte de Londrina, o Museu do Café e o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da UEL devem contribuir com exposições, palestras, oficinas e cursos para públicos diversos. Por outro lado, o Museu Histórico de Londrina, órgão suplementar da UEL temporariamente fechado para obras de revitalização da infraestrutura elétrica, deve disponibilizar visitas virtuais.

Reprodução: Instagram


A edição atual terá como tema “Museus e Mudanças Climáticas”, estas últimas entendidas como fenômeno que deixou de ser uma ameaça futura, tornando-se um dos maiores desafios contemporâneos para a Humanidade, com graves repercussões sobre o meio ambiente, culturas e modos de vida. Movido pela habitual meta de valorizar e disseminar o patrimônio cultural de acervos pelo país, o evento também tem o objetivo, neste ano, de refletir sobre como essas instituições podem documentar, educar e intervir frente aos impactos ambientais. Segundo a organização, a programação será “um chamado à ação e à conscientização para enfrentar a crise climática”, reforçando a relevância desses espaços na preservação de memória e diálogo.

Com início em 22 de setembro, a Primavera dos Museus 2025 será iniciada com cerimônia oficial de abertura realizada no Auditório do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, às 15h do mesmo dia, com presença de autoridades, gestores culturais e outros setores da sociedade civil. A iniciativa conta com o apoio, em nível nacional, do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal e, em nível estadual, da Rede de Museus, Centros de Memória, Documentação e Acervos Universitários do Estado do Paraná (Remup), criada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti). A programação completa do evento, em nível nacional, será divulgada na próxima terça-feira (16).

Para o público interessado na participação em programações ligadas à Universidade, as inscrições podem ser efetuadas pelo portal de Gestão de Eventos e Cursos da UEL e devem ser feitas até o dia 23, às 23h59.

*Estagiário da Coordenadoria de Comunicação Social

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.