ENEIMAGEM volta a ser realizado presencialmente nesta terça (14)
ENEIMAGEM volta a ser realizado presencialmente nesta terça (14)
Reunindo pesquisadores e professores de todo o país, o evento será realizado entre os dais 14 e 17 deste mêsA 9ª edição do Encontro Nacional de Estudos da Imagem (ENEIMAGEM) será realizada a partir desta terça-feira (14) e sua programação se estende até sexta (17), com conferências, mesas, minicursos e atividades culturais. O evento, criado pelo Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI), do Departamento de História, terá sua primeira edição presencial em quatro anos.
O espaço para o aprofundamento teórico e para a troca de experiências será distribuído em 13 eixos temáticos, 8 minicursos e também na Capela Ecumênica, local da exposição “As casas de madeira de Londrina: nossa arquitetura vernacular”, produzida por Gabriela Oliveira Wedekin e que apresentará parte do acervo do Museu Histórico de Londrina.
Programação
Os primeiros minicursos do evento serão realizados das 8h às 12h, no dia 14, após o credenciamento dos participantes, no Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). Ao fim do primeiro dia do evento, a conferência “Por uma história fotográfica de passados possíveis: atitude historiadora e prática artística” será apresentada por Ana Maria Mauad (UFF), também no Auditório do CESA, a partir das 20h, após o cerimonial de abertura, que será realizado às 19h00 e em sequência a atividade cultural “Cantoria, Nossa Escolha”, programada para às 19h30.
A quarta-feira será iniciada com os minicursos, das 8h às 12h, no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), que será o local também de estudo sobre os eixos temáticos, das 14h às 18h. A mesa redonda “Fragmentos e percepções de Festas populares e ancestralidades” com a presença de Luis Vitor Castro Júnior (UEFS), Andre Camargo Lopes (SEEP/PR), e Fábio Martins Bueno (Centro de Estudos da Cultura Popular) encerra as atividades do dia, a partir das 19h30, no Auditório do CESA.
O CLCH vai abrigar também os minicursos e os estudos dos eixos temáticos do dia 16, que serão realizados em horário similar ao dos dias anteriores, com os minicursos sendo realizados no período da manhã (8h – 12h) e os simpósios no período da tarde (14h – 18h). A última mesa redonda do evento, intitulada “O (i)material dos Imaginários urbanos” será realizada no Auditório do CESA, com a participação de Alessandra Mello Simões Paiva (UFSB), Charles Monteiro (PUC/RS) e Macarena Ibarra Alonso (PUC/Chile) a partir das 19h30.
A conferência “Um mundo a ser transformado: novas estéticas e as IAS”, ministrada por Alberto Semeler (UFRGS), das 9h às 12h, no Auditório do CESA, abrirá o último dia do ENEIMAGEM. Os eixos temáticos serão abordados no CLCH, das 14 às 18h, e a conferência com a participação de Paulo Knauss (UFF) será iniciada às 18h e encerra as atividades do dia.
Mais informações podem ser encontradas no site oficial do IX ENEIMAGEM e no perfil do evento no Instagram.
(*Estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social)
