Programa de Extensão Disque-Gramática volta às ondas do rádio a partir desta sexta-feira
Programa de Extensão Disque-Gramática volta às ondas do rádio a partir desta sexta-feira
O conteúdo será veiculado de segunda a sábado na programação da UEL FM, com três inserções diárias nos dias úteis e duas no primeiro dia do fim de semanaA partir deste mês, a programação da Rádio UEL FM 107,9 contará com novos conteúdos voltados ao uso corrente da Língua Portuguesa, por meio do Programa de Extensão Disque-Gramática. Produzidos por uma equipe sediada no Departamento de Letras Vernáculas da UEL, os programas serão veiculados de segunda a sábado na programação da UEL FM, com três inserções diárias nos dias úteis e duas no primeiro dia do fim de semana. A grade de horários está disponível no final da reportagem.
Docente do Departamento e novo coordenador do Programa de Extensão, Antônio Lemes Guerra Júnior explica que a equipe do Disque-Gramática está animada com o retorno das atividades ao rádio. A retomada, diz, representa também a continuidade de uma série de eventos alusivos aos 30 anos do projeto, comemorados em 2025. “Os nossos alunos selecionaram tópicos específicos relacionados às dúvidas que costumamos ter sobre a grafia das palavras, sobre palavras que são parecidas com outras, e os programas serão veiculados de forma variada ao longo da programação”, conta.

No entanto, para além de temas de ordem mais prática do uso da linguagem, acrescenta, a equipe também deverá explorar tópicos, como “a origem das palavras, aspectos discursivos, aspectos de aplicação social”, diz, e “de repente, poderão ser discutidos termos que estão gerando algum tipo de discussão na mídia”, exemplifica.

A trajetória de mais de 30 anos de atividades remonta à década de 90, período em que muitas pessoas telefonavam para a UEL para tirar dúvidas sobre o uso adequado da língua portuguesa. As ligações eram repassadas ao Departamento de Letras e atendidas pelo professor Joaquim Carvalho da Silva, que teve a ideia de propor a criação de um serviço para atender à demanda da sociedade. “Então, ele criou o projeto Escritório de Texto”, lembra o professor Antônio.
“Ele percebeu uma demanda da sociedade para esse tipo de serviço e então ele criou esse projeto. A ideia era trabalhar em uma pegada de ensino, e três anos depois, em 1998, ele transformou essa ideia em um projeto de extensão”, conta.
Ainda nos primeiros anos em atividade, o projeto Disque-Gramática foi levado às ondas do rádio, o que ocorreu a partir do contato entre o professor Joaquim Carvalho e os responsáveis pela programação da Rádio Paiquerê, o empresário JB Faria e o jornalista Fernando Brevilheri. O objetivo era tirar as dúvidas enviadas pelos ouvintes de forma prática, em programas de até cinco minutos. Assim, nasceu o programa “Fala Brasil”, um espaço que celebrou a riqueza da língua portuguesa nas ondas do rádio por 17 anos. Inicialmente, o “Fala Brasil” foi conduzido pelo professor Joaquim e, mais tarde, pela professora Cristina Valéria Bulhões Simon.

Tony Douglas Ferezin, Karolayne Ribeiro dos Santos, Natália Perez Beraldo, José Augusto da Silva Lauzut, Luciene Garbin). (Foto: Acervo pessoal).
“Um pouco mais adiante, em 2017, houve uma nova proposta da Rádio para fosse feito um novo programa, trabalhando mais com letras de músicas. E aí surgiu, junto com Bruno Cardial, o programa Letra e Música. Eles analisavam canções da MPB e esse programa ficou três anos no ar”, conta.


Disque-Gramática | UEL FM 107,9 |
Segunda-feira | 9h – 14h – 23h |
Terça-feira | 9h – 11h – 15h |
Quarta-feira | 9h – 14h – 17h |
Quinta-feira | 9h – 14h – 23h |
Sexta-feira | 9h – 11h – 15h |
Sábado | 8h – 14h |
(*Assessor Especial na Coordenadoria de Comunicação Social – COM).