Caravana realiza na UEL encontro sobre políticas culturais neste sábado (8)

Caravana realiza na UEL encontro sobre políticas culturais neste sábado (8)

Com uma programação repleta de atrações artísticas, o evento que ocorre no dia 8 de novembro visa abordar as diversas políticas de fomento à cultura.

O Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina será palco, neste sábado (8), de um momento de celebração à cultura, com o encerramento das atividades do ano da Caravana Pactos pela Cultura. Com uma programação que começa a partir das 8h, o encontro visa promover o diálogo acerca da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura com artistas, produtores e gestores culturais.

O primeiro ciclo da Caravana foi realizado entre agosto e setembro, com o objetivo de mobilizar agentes culturais sobre as políticas federais, estaduais e municipais. Já o
segundo ciclo, ainda em andamento, é voltado à capacitação de agentes culturais para a elaboração de projetos.

O evento deste sábado (8) é o coroamento desse projeto, encerrando a Caravana Pactos pela Cultura por todo o estado do Paraná neste ano. As atividades são voltadas aos agentes culturais da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e a todos os interessados em aprender sobre as políticas culturais. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário.

Segundo Bruno Vanhoni, coordenador do Comitê de Cultura Paranaense e integrante do Coletivo Soylocoporti, as etapas preparatórias contribuíram para a mobilização, o entendimento e a divulgação do processo da Caravana, ampliando seu alcance e fortalecendo a participação desse evento em Londrina e a continuação das ações para o ano de 2026.

“A caravana é pensada para promover o diálogo, a colaboração e a troca entre municípios, dando protagonismo aos agentes locais, para que o dinheiro da Política Aldir Blanc possa ser usado de maneira estratégica, de acordo com as necessidades e a vocação de cada lugar”, explica Vanhoni.

A programação contará com diversas atividades. A primeira delas será um painel sobre o Sistema Nacional de Cultura, ministrado pela Coordenadora Geral do Comitê de Cultura do Paraná, Mariane Antunes, e a Coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura do Paraná, Loana Campos.

Em seguida, será a vez dos Grupos de Trabalhos, coordenados pelo Laboratório de Cultura Digital (LabCD), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), visando trabalhar as dificuldades que agentes culturais possuem com as políticas culturais dos seus municípios. E, por fim, uma Oficina de Captação de Recursos para Projetos Culturais, ministrada pela presidente do Instituto Cidadania, Eliacir França, e o gestor cultural Valdir Grandini.

Segundo França, pouca gente conhece de fato como funcionam os processos de captação de recursos culturais. “Então, em um primeiro momento, a ideia é a gente trabalhar a captação de recursos para projetos culturais. Apresentaremos os editais abertos para fomento em 2025 e olharemos para os órgãos públicos e empresas privadas, com vistas a compreender quem fomenta cultura e quais são as possibilidades de fomento à projetos”, completou.

Divulgação Instituto Cidadania.

Já falando das atrações artísticas, a caravana também receberá apresentações da
Associação Londrinense de Circo; A cantora Sílvia Borba; Apresentação artística do
dançarino Vasco Roverall, em conjunto com as crianças do Projeto Social Passos Pro
Futuro; Além de feiras itinerantes espalhadas pelos corredores do CLCH, com a
participação do Sábadohquê, por Eloyr Pacheco, e do Coletivo Black Divas, que também realizará uma roda de samba ao encerramento do evento.

Comitê de Cultura do Paraná

Instalados em todos os estados do Brasil em 2024 pelo Governo Federal, os Comitês de Cultura têm o papel de facilitar o acesso de artistas e produtores a recursos financeiros e demais políticas públicas, respeitando a nossa diversidade cultural.

No Paraná, o Comitê é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, uma organização com 20 anos de experiência. A rede também é formada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), de Rio Bonito do Iguaçu, e pelo Instituto Cidadania, de Londrina.

Na região Norte do estado, o Instituto Cidadania atuou com os 22 municípios que compõem a Amepar. São eles: Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana.

Confira a programação da Caravana Pactos Pela Cultura em Londrina.

8h – Credenciamento, com recepção pela Associação Londrinense de Circo
9h – Abertura Solene, com apresentação cultural da cantora Sílvia Borba
10h – Painel sobre Sistema Nacional de Cultura, com Mariane Antunes e Loana Campos
11h – Intervalo
11h30 – Grupos de Trabalho sobre a Política Nacional Aldir Blanc
13h – Almoço
14h – Grupos de Trabalho sobre a Política Nacional Aldir Blanc
15h30 – Intervalo com apresentação artística do dançarino Vasco Roverall, em conjunto com o Projeto Social Passos Pro Futuro
16h – Grupos de Trabalho sobre a Política Nacional Aldir Blanc
18h – Oficina de Captação de Recursos para Projetos de Culturais: para além da Aldir
Blanc, com Eliacir França e Valdir Grandini
19h – Encerramento, com Roda de Samba do Coletivo Black Divas

(Com informações da Assessoria de comunicação do Instituto Cidadania).

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.