Laboratório de Línguas abre inscrições de testes de nivelamento para o primeiro semestre de 2026
Laboratório de Línguas abre inscrições de testes de nivelamento para o primeiro semestre de 2026
O Laboratório formará turmas para os cursos de Inglês, Japonês, Alemão, Francês, Espanhol, Italiano, Mandarim e LibrasO Laboratório de Línguas (LabLínguas), do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), abriu as inscrições dos testes de nivelamento para cursos de idiomas oferecidos no primeiro semestre de 2026. Neste período, o órgão, vinculado ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL, formará turmas para o ensino de inglês, japonês, alemão, francês, espanhol, italiano, mandarim e Libras.
Focadas em avaliar a fluência em uma língua e determinar o estágio do curso adequado, as provas estão agendadas para os dias 2 e 3 de dezembro. No primeiro, os exames de proficiência em japonês, inglês, alemão e francês serão aplicados, remotamente, em três horários: das 9h às 11h, das 14h às 16h e das 19h às 21h. No último, devem ser realizadas avaliações para os cursos de inglês, mandarim, espanhol e italiano nos mesmos períodos e formato do dia anterior. O teste para Libras será o único ministrado presencialmente, no dia 3, das 19h às 21h.
Os cursos de línguas têm início previsto para o fim de fevereiro, formando turmas com limite de 20 vagas e carga horária de 60 horas, distribuídas conforme o número de encontros semanais. A classe de Conversação em Italiano é a única exceção, sendo ministrada remotamente às terças e quintas, das 19h às 21h, com um total de 30 horas. No caso dos cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e Libras, há oferta de encontros de segunda a sábado.
Realizadas à distância, as aulas de alemão contemplam dos níveis 1 a 6 do idioma, viabilizando a participação em classes específicas sobre Conversação, Gramática Ativa, Oficina de Leitura Instrumental (nível 3) e Leitura I. No segundo, disponível dos níveis 1 a 6 e no nível 8, há também turmas voltadas à Conversação e ao Espanhol para Secretariado Executivo e possibilidade de aulas presenciais em grupos específicos dos níveis 2 e 4. Presenciais somente em um horário do nível 4 (aos sábados, das 8h às 12h), os encontros de francês abrangem do nível 1 ao 10 e reservam turmas específicas ao Preparatório para o DELF B2, Conversação e Gramática.
O ensino de Inglês se estende do nível 1 ao 10 e também oferta aulas presenciais para crianças de 7 a 12 anos – dos níveis 1 a 6, às segundas, terças e quartas – e adolescentes de 12 a 15 anos – dos níveis 1 a 3 e no nível, de segunda a sexta-feira. A aprendizagem em italiano engloba alunos do nível 1 ao 7, com possibilidade de matrícula em Conversação, conforme mencionado. No caso de Libras, a formação apresentada pelo Laboratório vai do nível 1 ao 3, estabelecendo encontros presenciais para a fase mais avançada.
Com horários reduzidos, o curso de Japonês Básico ministra aulas in loco durante as tardes de segunda, terça, quinta e sexta, das 14h às 17h40. Na mesma linha, as salas de Mandarim, realizadas às segundas, terças, quartas e quintas, compreendem os níveis 1 a 4 e o nível 6, sendo presenciais nos níveis 3 e 6. A tabela completa com os horários e turmas pode ser vista aqui.
Os interessados devem efetuar a inscrição até o dia 21 de novembro e realizar pagamento de taxa no valor de R$ 15,00. A realização do teste é necessária apenas para novos ingressantes dos cursos do Laboratório e permite a inscrição em mais de um idioma ofertado. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (43) 3371-4296 ou pelo e-mail labling@uel.br.
*Estagiário da Coordenadoria de Comunicação Social
