Plantão Psicológico presta atendimento gratuito à comunidade universitária

Plantão Psicológico presta atendimento gratuito à comunidade universitária

Atendimentos ocorrem de segunda a sexta, por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Sessões duram de 50 minutos a uma hora.

Contribuir com a melhora da saúde mental da população a partir do desenvolvimento de um espaço de acolhimento e escuta. É com esse objetivo que o projeto de extensão “Plantão Psicológico da Clínica Psicológica da UEL e Demais Contextos” presta atendimento gratuito diariamente a membros da comunidade interna e também à comunidade externa da UEL que se encontram em situação de emergência psicológica.

Sob coordenação da professora Renata Grossi, do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (CCB), o projeto é composto por uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, entre colaboradores e estagiários do curso de Psicologia, que realizam, em média, oito atendimentos semanais. O Plantão tem como público-alvo maiores de 18 anos de Londrina e região.

A psicóloga e assessora da Clínica Psicológica Luciane Cristina de Oliveira Carnauba, uma das colaboradoras do projeto, destaca que não se trata de psicoterapia, mas de atendimentos pontuais de emergência. “Nós atendemos pessoas que estão passando por alguma situação difícil naquele momento e buscam um espaço de acolhimento. Normalmente, a busca pelo Plantão é de pessoas com crise de ansiedade, conflitos no relacionamento, em processo de luto ou que precisam tomar alguma decisão imediata, seja na vida acadêmica ou pessoal”, explica a psicóloga.

As sessões têm duração de 50 minutos a uma hora e, ao final do atendimento, o paciente recebe uma orientação para buscar a ajuda que melhor supra suas necessidades. “Os encaminhamentos dependem muito do que a pessoa traz. Então, às vezes, pode acontecer da pessoa chegar com alguma questão pontual, específica daquele momento, e já sair aliviada, não sendo necessário nenhum encaminhamento. Em outros casos, pode ser feito o encaminhamento para outros serviços, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), o Centro de Valorização da Vida (CVV), entre outros”, detalha Luciane.

Participação

Os atendimentos do Plantão Psicológico ocorrem de segunda a sexta-feira. Na segunda, terça, quinta e sexta-feira, o horário de atendimento é às 12h e às 13h e nas quartas-feiras, das 8h às 17h. Para participar, basta comparecer na Clínica Psicológica, no CCB, nos dias e horários do Plantão. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada e não são necessários agendamentos.

As principais informações sobre os atendimentos também são divulgadas diariamente no Facebook da Clínica Psicológica da UEL ou no Instagram @clinicapsicologicauel.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também