Chuva incentivou estudantes a anteciparem entrada nas salas de provas

Campus Universitário: candidatos fazem as provas divididos em oito Centros de Estudos. Antes da prova, acesso transcorreu com tranquilidade.

Pedro Livoratti

Agência UEL

A chuva que cai em Londrina desde as primeiras horas da madrugada incentivou estudantes a entrar nas salas de aula a partir das 13 horas, evitando aglomerações e mantendo-se em segurança neste domingo (30) quando a UEL aplica o Vestibular 2021, em fase única. A prova teve início a partir das 14 horas, sendo que os candidatos terão até cinco horas para responder as 50 questões da Prova de Conhecimentos mais a redação. No Campus Universitário, onde 5877 candidatos fazem as provas, divididos em oito Centros de Estudos, o acesso transcorreu com tranquilidade, obedecendo os protocolos de distanciamento social.

Pouco antes das 13 horas, o fluxo de veículos era intenso em toda a extensão do Campus. Porém os candidatos não tiveram maiores dificuldades para chegar aos locais de provas. Este ano foram abertos os três acessos para que as pessoas chegassem ao Campus – entrada do Ambulatório Hospital das Clínicas (AHC), pela Avenida Castelo Branco e via PR-445, sentido Cambé-Londrina.

CCH: Centros de Estudos no Campus Universitário.

A prova em fase única foi definida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em maio de 2020, como alternativa para facilitar a logística e aplicação, durante a pandemia do novo Coronavírus. A prova tem questões de múltipla escolha, sendo 36 questões abrangendo as diversas áreas do Ensino Médio – Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Também haverá 10 questões de Língua Portuguesa e literaturas em Língua Portuguesa, e quatro (4) questões de língua estrangeira, que podem ser inglês, espanhol ou francês.

Adiamento – A aplicação das provas do Vestibular 2021 seria em 14 de março, mas em função do agravamento da pandemia de COVID-19, o processo seletivo foi transferido. A Universidade oferece 3145 vagas no total (das quais 581 são do Sistema de Seleção Unificada/SISU) em 52 cursos de graduação. Conforme a Resolução, 45% das vagas de cada curso de graduação são reservadas a ações afirmativas, pelo sistema de cotas.

O curso de Medicina, que pertence ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e oferta 80 vagas, é o mais concorrido. São 11.682 candidatos, o que gerou a concorrência de 264 candidatos por vaga.

Locais de provas

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, percorreu nesta manhã algumas escolas que sediarão provas para verificar o ensalamento, que prevê o distanciamento social em sala de aula, e a aplicação dos protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde. Durante a visita, o reitor reafirmou que todos as exigências foram cumpridas à risca e recomendou para que candidatos se cuidem no encerramento da prova. “Desejamos que eles retornem para suas as casas ou para seus locais onde estão hospedados, que cuidem de si e protejam suas famílias”, afirmou Sérgio Carvalho.

Gabarito – O gabarito provisório da Prova de Conhecimentos será disponibilizado pela COPS após o término da prova, às 21 horas. Já o gabarito definitivo sai dia 10 de junho, às 17 horas. Os gabaritos serão divulgados no site da COPS. A publicação dos classificados na 1ª Convocação sai dia 5 de julho, ao meio dia, também no site da COPS. A pré-matrícula (obrigatória) dos classificados ocorre de 5 a 8 de julho.