Cops aplica primeira etapa de concurso da Guarda Municipal neste domingo (7)

Cops aplica primeira etapa de concurso da Guarda Municipal neste domingo (7)

Prova eliminatória terá 40 questões de diversas áreas, a partir das 14h. Avaliação será em quatro locais espalhados pela cidade.

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL aplica, neste domingo (7), a primeira etapa do concurso da Guarda Municipal de Londrina, que reúne 8.943 inscritos. Nesta primeira fase, será aplicada a prova objetiva e dissertativa de Conhecimentos Gerais e Específicos. Os candidatos farão o exame no Campus da UEL, na Unicesumar, no Colégio de Aplicação e no Colégio Vicente Rijo, ambos no Centro. Com duração de quatro horas, a prova eliminatória terá 40 questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Legislação, noções de Direito, conhecimentos específicos e redação. As salas serão abertas a partir das 13h20 e a prova tem início às 14h.

Segundo a coordenadora da Cops, Sandra Garcia, serão classificados os candidatos que obtiverem pelo menos 50% de acerto, sem zerar em qualquer uma das áreas de conhecimento. Com relação à prova discursiva, os candidatos deverão produzir um texto de no máximo 25 linhas, que consistirá na avaliação de um relato (situação registrada em boletim de ocorrência).

De acordo com o edital do concurso, serão corrigidas as provas de 650 candidatos classificados na prova objetiva, sendo 533 inscritos no sistema de ampla concorrência, 78 afro-brasileiros e 39 pessoas com deficiência. O resultado desta etapa será divulgado em 22 de agosto, a partir das 17h, no site da Cops.

Etapas de seleção

Os aprovados nesta fase passarão para a etapa seguinte, que prevê um teste de aptidão física, de caráter eliminatório, entre os dias 18 e 20 de setembro. A lista dos candidatos aptos será divulgada no dia 26 de setembro, também a partir das 17 horas, no portal da Cops.

A partir desta listagem, a prefeitura de Londrina deverá convocar os aprovados para a terceira fase do concurso, Investigação de Conduta, que será feita pela Secretaria Municipal de Defesa Social de Londrina. Os nomes dos convocados serão publicados em ordem classificatória, em edital, no Jornal Oficial de Londrina. Os candidatos que forem convocados deverão obrigatoriamente se apresentar no prazo e local estabelecidos em edital específico a ser publicado posteriormente.

Os aprovados na investigação de conduta passarão para a etapa final, que prevê habilitação para o Curso de Formação (investigação clínica e avaliação psicológica para o manuseio de armas de fogo). Serão chamados os candidatos aprovados conforme  número de vagas do edital, em ordem classificatória.  A convocação será por meio de publicação no Jornal Oficial. Os candidatos deverão apresentar exames e avaliações previstas no edital do concurso.

Confira o edital completo do concurso da Guarda Municipal.

Leia também