Cops realiza concurso para cargo de professor da Educação Básica municipal

Cops realiza concurso para cargo de professor da Educação Básica municipal

Certame prevê o preenchimento de 369 vagas. Prova deve ser aplicada no final de novembro deste ano e pode atrair mais de quatro mil candidatos.

Vitor Struck

Agência UEL


A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL vai realizar o concurso para o cargo de professor da Educação Básica, confirmado pela Secretaria Municipal de Educação nesta sexta-feira (23). O concurso público prevê o preenchimento de 369 vagas e a prova deve ser aplicada no final de novembro deste ano. As informações sobre a abertura e o valor das inscrições, entre outras, serão publicadas nesta quarta-feira (28), no edital do concurso.

“O que podemos adiantar é que as inscrições vão até o final de outubro e a data da prova vai ser no final de novembro. Até o fim de janeiro já teremos o resultado, pois a Prefeitura precisa desses profissionais já para o início do ano letivo”, informa a coordenadora da Cops, Sandra Garcia. O ano letivo de 2023 vai ter início no mês de fevereiro. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os novos profissionais vão atuar nos níveis Fundamental e Infantil com jornada de trabalho de 30 horas semanais. A remuneração total, de R $4.691,09, inclui o salário básico, complementação salarial, assiduidade, gratificação de magistério e auxílio-alimentação. 

Sandra Garcia explica que as provas devem ser aplicadas no Campus da UEL. A expectativa é de que o número de inscritos ultrapasse quatro mil pessoas. “A Prefeitura fez esse prognóstico, mas, após a divulgação do prefeito, a expectativa é que poderá superar esse número. Como o último concurso foi em 2015, temos um grupo grande de profissionais que se formaram neste período”, lembrou. 

O concurso público para o preenchimento das vagas da Educação vai custar R$ 250 mil aos cofres do município, o que envolve a organização, planejamento e realização das provas e do certame. “A Universidade tem ampla experiência na formação de professores, afinal, temos o curso de Pedagogia há muitos anos, e temos a certeza de que faremos uma boa seleção”, concluiu. 

Leia também