HU/UEL reativa nos próximos dias 45 leitos para tratamento da COVID-19

A reativação ocorre com base em dados epidemiológicos do coronavírus no município de Londrina.

publicado por

Agência UEL

A Superintendência do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL) informa que a partir da solicitação da Diretoria de Gestão em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, o HU/UEL irá reativar 10 leitos de UTI Adulto COVID-19, nove Leitos de UTI Pediátrica COVID e 26 leitos de Retaguarda Clínica COVID.

Portanto, a partir desta quarta-feira (2) serão reativados:10 leitos de UTI COVID, 10 leitos de Retaguarda Clínica COVID. E a partir da próxima sexta-feira (4) serão reativados: nove leitos de UTI PEDIÁTRICA COVID e 16 leitos de Retaguarda Clínica COVID.

A reativação acontece considerando os dados epidemiológicos do coronavírus no município de Londrina que, embora abaixo da incidência nacional, mantém-se em curva ascendente no que se refere ao acumulado de novos confirmados, com impacto direto na elevação das taxas de ocupação de leitos COVID no HU/UEL.

Ocupação – A média de ocupação de leitos de UTI COVID no Hospital tem se mantido acima de 92%, assim como, observa-se o aumento exponencial da ocupação de leitos de retaguarda clínica COVID, o que tem resultado no agravamento do contexto de superlotação do Serviço de Urgência e Emergência do HU/UEL, que convive com o desafio de assistir aos pacientes suspeitos e confirmados de infecção pelo SarsCov-2, ao mesmo tempo em que gerencia a porta da Rede de Urgência e Emergência da sua área de abrangência, pois, o Hospital é referência exclusiva em várias especialidades da média e alta complexidade assistencial.

A reativação dos 45 leitos é igualmente importante para se garantir condições seguras do ponto de vista da prevenção da disseminação da infecção pelo SarsCov-2 na Instituição, que organiza vários fluxos internos de trabalho visando separar os diversos perfis de pacientes COVID (Suspeito, Confirmado, Descartado e Positivo fora do período de transmissão).

(Com texto, informações e FOTO da Assessoria do HU/UEL).